como-melhorar-a-memoria-de-trabalho-dos-seus-alunos

Como melhorar a memória de trabalho dos alunos

Seu aluno tem dificuldades para manter uma certa quantidade de informações em foco, assim como trabalhar com essa informação? Se a resposta for sim, ele pode ter dificuldades em relação à memória de trabalho. Esse tipo de memória conserva por alguns segundos as informações dos elementos acessíveis e úteis a uma determinada atividade. Além disso,…

Continue Lendo
Como-acontece-o-desenvolvimento-cognitivo

O desenvolvimento cognitivo no cérebro

De acordo com especialistas em mediação da aprendizagem, pais e educadores precisam estar conscientes do papel fundamental que desempenham em auxiliar o desenvolvimento cognitivo de uma criança. A teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, defendida por Reuven Feuerstein, professor e psicólogo reconhecido mundialmente, caracteriza-se pela qualidade da interação entre seres humanos como pais, professores ou pessoas…

Continue Lendo
A-teoria-da-modificabilidade-estrutural

Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural

O início dos trabalhos do psicólogo Dr. Feuerstein em Israel, em 1958, partiu da necessidade de integrar jovens, adolescentes, crianças e adultos que chegaram como imigrantes de vários países europeus e também do Oriente Médio e que manifestavam grandes dificuldades a mudar e a aprender. Na interação de Feuerstein com estes, ele sentiu que existia…

Continue Lendo
Como aprimorar a inteligencia emocional

Como aprimorar a inteligência emocional

Você tem ideia de como está sua maturidade emocional? Os parâmetros do mercado de trabalho estão mudando. Já não importa tanto o nível de inteligência, nem a formação ou grau de especialização, mas sim a maneira como uma pessoa lida consigo mesma e com os outros. Este é o novo critério de avaliação em boa…

Continue Lendo
supera_lanca_manual_para_terceira_idade

SUPERA lança manual sobre cérebro saudável

Envelhecer com qualidade de vida requer cuidados especiais com a saúde do corpo e do cérebro. O estilo de vida que você adota ao longo da vida tem impacto considerável sobre o seu processo de envelhecimento. Para que você continue vivendo bem, o SUPERA preparou um manual com dicas de hábitos saudáveis para você colocar…

Continue Lendo
Jogos online podem alterar o funcionamento do cerebro

Jogos online podem alterar o funcionamento do cérebro?

Abusar dos jogos na internet pode ter várias consequências para o cérebro, tanto positivas quanto negativas. De acordo com estudo publicado no dia 21 de dezembro de 2015 pela Addiction Biology, o cérebro dos adolescentes viciados nos jogos on-line sofre mudanças significativas. Não há, por ora, consenso sobre a presença de alterações cerebrais associadas aos…

Continue Lendo
Fernanda Venturini – atleta brasileira pratica ginastica cerebral

Atleta brasileira pratica ginástica cerebral

Apaixonada por esportes desde pequena, Fernanda Venturini trilhou uma carreira brilhante no vôlei brasileiro. Foram 25 anos de dedicação, com passagens marcantes pela Seleção Brasileira. Mesmo tendo sofrido lesões no joelho e enfrentado uma hérnia cervical, continuou treinando. Sempre determinada e atenta à saúde, hoje ela se dedica ao ciclismo e pratica ginástica cerebral. A…

Continue Lendo
Funny portrait clever pupil boy on school board background

O dom da matemática pode ser encontrado no cérebro?

O cérebro de grandes matemáticos como Albert Einstein, Alan Turing e Cédric Villani são diferentes dos nossos? A resposta parece ser não. A diferença está na forma como eles usam seus cérebros. De acordo com um estudo recente, especialistas em matemática usam determinadas áreas do cérebro que permanecem inativas em “novatos”. A origem da capacidade…

Continue Lendo
Os 4 pilares da educacao

Os 4 pilares da educação

Em 1999, o professor, político e econômico francês Jacques Delors, elaborou um relatório intitulado “Educação: um Tesouro a Descobrir”, que elenca quatro aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social que devem nortear a educação no século XXI. Os quatro pilares, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser caracterizam-se…

Continue Lendo
Diamantina – alunos

Um curso para ajudar no desenvolvimento cognitivo

De acordo com a ciência, nos primeiros oito anos de vida, são formadas 80% das conexões neurais. É um momento muito rico para estimular o desenvolvimento cognitivo do seu filho. Dessa forma, muitos pais procuram cursos extracurriculares para promover o bom desempenho da criança. Um estudo feito pela Sociedade para Pesquisa do Desenvolvimento da Criança,…

Continue Lendo