(12) 9.9666-2753

Neuroplasticidade na TV

1 de julho de 2014 //

Neuroplasticidade na TV

Em entrevista à TV Globo do Espírito Santo, a educadora Maria Olímpia Dalvi, do SUPERA Linhares, falou sobre a neuroplasticidade, a incrível capacidade que o cérebro tem de se transformar e melhorar seu potencial de aprendizado. Durante muito tempo, acreditava-se que independentemente de estímulos, o cérebro não poderia ser modificado, que a inteligência era uma só e nem todos eram abençoados por portá-la em seus genes.

Entretanto, com os avanços recentes da neurociência, sabemos hoje que o cérebro humano pode ser exercitado e nossos neurônios turbinados, desenvolvendo as múltiplas inteligências (lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial) Acontece que o cérebro é um órgão que tende a ser preguiçoso. Ele sempre busca e encontra maneiras de decorar atalhos para economizar esforços.

Isso faz com que não utilizemos grande parte de suas capacidades. Para potencializar as capacidades do cérebro, é importante tirá-lo da zona de conforto, praticando neuróbica, atividade simples que desperta neurônios. Grande aliada de estudantes e idosos, a neuróbica ativa a mente, livrando-a do sedentarismo e tornando-a mais ágil.

No Dia Internacional da Educação, comemorado este ano em 28 de abril, Maria Olimpia falou em bate-papo na Globo que “qualquer atividade que cause estranheza ao cérebro estimula as conexões neuronais, aumentando sua capacidade cognitiva, ou seja, sua capacidade de aprender”.

A neuroplasticidade também pode ser estimulada pela prática regular da ginástica cerebral, em qualquer faixa etária. A ginástica cerebral, ou estimulação cognitiva, inclui exercícios que levam novidade, variedade e desafio crescente ao cérebro. Ela ajuda idosos a resgatarem relacionamentos, jovens a terem mais foco, concentração e facilidade de expressão e profissionais a desempenharem melhor suas funções no trabalho, sendo produtivos e criativos.

O desafio e a superação são constantes no processo de desenvolvimento cerebral, pois envolve mudanças, mas ensina as pessoas a criarem diferentes caminhos para resolver obstáculos, dando a elas um expressivo resultado em autoestima.

Contato

Envie sua mensagem pelo formulário de contato ou através do telefone e rede sociais:

PrivadaPublica