Bem Estar sobre jogos

23 de dezembro de 2014 //

A neurocientista Carla Tieppo, consultora da rede de franquias SUPERA, participou nesta quarta-feira (17) do programa Bem Estar da Globo, falando sobre os benefícios dos jogos para o cérebro.

Com uma produção fantástica e extremamente informativa, o programa mostrou jogos para todas as idades, da infância até a melhor idade.

“Os jogos fazem bem para a saúde do nosso cérebro. Eles estimulam regiões relacionadas à memória de trabalho, que é importante para o raciocínio e o entendimento do mundo”, afirma Carla Tieppo.

Segundo ela, os jogos de tabuleiro são uma verdadeira ginástica para o cérebro e desenvolvem muitas capacidades cognitivas e socioemocionais.

1. Raciocínio
  2. Memória
  3. Coordenação motora
  4. Agilidade
  5. Sociabilização
  6. Relaxamento

Para potencializar os efeitos da ginástica para o cérebro e promover o desenvolvimento cognitivo, é importante praticar atividades diferentes como sair com os amigos, aprender um novo idioma, tocar um instrumento musical e ler bastante. Isto tudo estimula diferentes áreas do cérebro, o que é ótimo para mantê-lo forte e saudável.

“Como qualquer jogo, os videogames possibilitam desenvolver o raciocínio estratégico e a agilidade de pensamento. No entanto, é preciso ter cuidado para não repetir sempre os mesmos estímulos e para não deixar o mundo exterior de lado”, explica a neurocientista.