5 avanços da neuroeducação

15 de julho de 2014 //

A consultoria americana SharpBrains divulgou recentemente uma lista dos avanços da educação envolvendo a neurociência. O SUPERA atua há mais de oito anos nesta área, levando neurociência para as salas de aulas de escolas particulares e públicas. Pesquisas científicas já comprovaram a eficácia da ginástica cerebral para o desenvolvimento cognitivo e, quando implantamos nosso método em instituições de ensino, temos o reconhecimento de diretores e coordenadores pedagógicos pelos resultados concretos que obtêm com seus alunos. A estimulação cognitiva tem contribuído muito para a educação, porque ajuda os alunos a se concentraram mais nas aulas. Mais atentos, eles aprendem mais e conseguem memorizar o conteúdo ministrado. A cada ano, percebemos que o avanço da neurociência é fundamental para o avanço da educação.   Confira abaixo a lista dos cinco avanços mais significativos da neuroeducação.

1. Neuroplasticidade Cerebral: Talvez a descoberta mais animadora dentro da neurociência tenha sido a de que o cérebro se modifica conforme aprende, e se mantém ‘plástico’ ao longo da vida. Estudos têm mostrado que a aprendizagem de uma habilidade muda o cérebro e que estas mudanças se revertem quando a prática da habilidade cessa. Por isso, “use-o ou perca-o” é um princípio importante para a aprendizagem ao longo da vida.

1. Inteligência não é um fator genético; Tanto a genética quanto o que somamos ao longo da vida interferem no processo de aprendizagem do cérebro. Composição genética por si só não forma capacidade de aprendizagem de uma pessoa; predisposição genética interage com influências ambientais em todos os níveis. Por exemplo, os genes podem ser ligados e desligados por fatores ambientais, como alimentação, exposição a toxinas, e interações sociais. A neurociência tem o potencial para nos ajudar a entender como as predisposições genéticas se manifestam no cérebro de cada indivíduo, e como essas predisposições (naturais) podem ser estruturadas através da formação (educação).

1. O cérebro tem mecanismos de autorregulação: Compreender os mecanismos fundamentais de autocontrole pode um dia ajudar a melhorar as perspectivas de impulsionar esta habilidade importante da vida . Uma vez que a capacidade de autoanálise foi encontrada será mais fácil exercer autocontrole,o que é determinante para o sucesso acadêmico. A compreensão da base neural do autocontrole e sua formação através de métodos adequados podem ser extremamente valiosos.

1. A educação é uma forma poderosa de melhoria cognitiva: Aprimoramento cognitivo geralmente se refere ao aumento da capacidade mental, por exemplo, o aumento da capacidade de resolução de problemas ou de memória. Esse reforço é geralmente conseguido através do uso de medicamentos ou de tecnologia sofisticada. No entanto, quando comparado com estes meios, a educação demonstrou ser o estimulador cognitivo mais amplo e consistentemente bem sucedido de todos. O aumento constante dos índices de QI nas últimas décadas tem sido, pelo menos parcialmente, devido à educação.

1. Metacognição melhora a aprendizagem: metacognição (saber o que eu aprendi, como eu aprendi isso; de que outra forma eu posso fazer isso;) é muito importante para a consolidação da aprendizagem, ampliação do conhecimento e novas conexões cerebrais. Esse tipo de consciência é a chave para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico.

Este artigo foi traduzido da consultoria americana SharpBrains.

1. coursework sample of written work https://mycourseworkhelp.net/