Projeto Neuroeducação agora em Poços de Caldas

7 de janeiro de 2016 //

Os alunos do 9º ano do Colégio Nini Mourão, em Poços de Caldas, acabam de ganhar uma aula muito interessante e inovadora, para desenvolver suas capacidades de aprendizado: a ginástica para o cérebro, que inclui o uso de ábaco e jogos, melhora atenção, raciocínio, memória, autoestima e muitas outras habilidades necessárias para o bom desempenho nos estudos.

A escola contratou o Projeto SUPERA Neuroeducação, um método inovador de desenvolvimento cognitivo que será implantado no início do ano letivo de 2016. A parceria foi firmada com a franquia da marca instalada em Poços de Caldas.

Inicialmente, cerca de 30 alunos serão beneficiados pelo método SUPERA, rede de 200 franquias que tem inúmeros projetos implantados em escolas particulares e públicas.

O cérebro no centro do aprendizado

Da educação infantil ao ensino fundamental, os professores precisam de recursos inovadores e atraentes que os ajudem a captar a atenção das crianças para a absorção dos conteúdos das disciplinas tradicionais como português, matemática, geografia, ciência e história.

Em entrevista recente à Revista Mente e Cérebro, o neurocientista Roberto Lent fala em “milhares de formas” de se aplicar a neurociência em sala de aula.

Segundo ele, existem pesquisas que mostram que, quando você associa o ensino da matemática ao ensino da música, ela se desempenha melhor. Se a criança tem na sequência estas duas atividades, ela realiza melhor os cálculos.

“O cérebro tem uma capacidade incrível de se modificar e se desenvolver de acordo com os estímulos. Nós usamos ferramentas divertidas e, ao mesmo tempo, desafiadoras para captar a atenção dos alunos, como jogos de tabuleiro que estimulam o cérebro, apostilas com exercícios exclusivos e o ábaco, uma ferramenta para cálculos oriental que muda completamente a noção de ‘quantidades’”, explica Luiz Felipe Vilella, diretor da unidade SUPERA Poços de Caldas.

De acordo com ele, o objetivo do projeto no Colégio Nini Mourão é garantir que os alunos saiam do ensino fundamental para o ensino médio com melhor capacidade de raciocínio lógico e assim consigam ter bons resultados no futuro, com vestibulares e vida profissional.

A neurociência mostra que ativar as diferentes regiões do cérebro pode melhorar o desempenho das funções cognitivas relacionadas a estas regiões, contribuir para o aprendizado e, portanto, para transformar a educação no Brasil.