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Os 4 pilares da educação

24 de maio de 2016 //

Os quatro pilares da educação foram elaborados em 1999 pelo professor político e econômico francês Jacques Delors, num relatório intitulado “Educação: um Tesouro a Descobrir”, que elenca quatro aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social que devem nortear a educação no século XXI.

Os quatro pilares, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser caracterizam-se por contemplar questões cognitivas, assim como questões do relacionamento humano.

Os dois primeiros pilares remetem a questões mais específicas sobre processo de produção de conhecimento, enquanto os outros encerram uma dimensão que está relacionada ao papel do cidadão e o objetivo de viver.

Delors (1998) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares. Conheça detalhadamente os pilares segundo Delors:

Aprender a aprender: envolve dominar os instrumentos do conhecimento, e não simplesmente adquirir um conjunto de saberes. Significa autonomia para aprender, com uma atitude crítica e atenta: o aprender a pensar e a tirar conclusões. Ao aprender, é necessário ativar a memória de curto prazo de modo diferente, combinando o conhecimento adquirido pela expertise para que o significado seja suficiente para gravar informações na memória de longo prazo.

Aprender a fazer: envolve saber aplicar os conhecimentos adquiridos. Contudo, no mundo moderno, o fazer é cada vez mais imaterial: as atividades rotineiras são executadas por máquinas e computadores. Significa mobilizar as habilidades cognitivas para a capacidade de resolver problemas e atuar de forma competente em situações de incerteza. Aprender a fazer se define como ter a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos existentes.

Aprender a conviver: para Ramachandran, “os neurônios-espelho praticam uma simulação virtual da realidade, pois nosso cérebro adota a perspectiva de outra pessoa e pode, inclusive, aprender apenas por observação”, ou seja, o cérebro humano possui neurônios especializados em colocar-nos no lugar do outro, são os neurônios-espelho. Aprender a conviver proporciona a construção de laços afetivos, fortalece a empatia, pois ensina a respeitar o outro. Aprender a viver juntos tem a ver com o reconhecimento do outro, com o desenvolvimento da tolerância e do respeito à diversidade. Envolve a capacidade de cooperar, de evitar conflitos ou saber resolvê-los pacificamente.

Aprender a ser: aprender a ser está relacionado ao desenvolvimento pessoal de uma forma mais ampla, envolvendo inteligência, criatividade, sensibilidade e responsabilidade. Visa à capacidade de autonomia, com discernimento e responsabilidade pessoal.

A importância de conhecer os 4 Pilares da Educação

Como mencionado no início, os chamados 4 Pilares da Educação são fundamentais para nortear a educação no século XXI, mas pode ser que você ainda esteja se perguntando por que eles são tão necessários. A resposta é simples: a forma como os alunos aprendem não é mais como antigamente.

Junte a isso as exigências desse novo século e entenderá também a importância de entregar aos seus alunos uma formação completa, que os molde como cidadãos e os prepare não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade utilizando as habilidades cognitivas adquiridas na escola como base. E é justamente nesses pilares que essa formação terá início.

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A ginástica cerebral desenvolvida no SUPERA, proporciona aos alunos atividades que potencializam as habilidades cognitivas, além de promover a autonomia no processo de aprendizagem.

Diariamente, os mediadores têm a possibilidade de criar novos estímulos aos alunos, ou seja, novas conexões neuronais e novas aprendizagens, por essas situações, a educação faz parte do processo de desenvolvimento cognitivo e do ser como um todo.

E se você tem dúvidas sobre como começar a trabalhar esses pilares em sua escola, transformando a forma como seus alunos aprendem, conheça o SUPERA Neuroeducação para escolas, desenvolvido justamente para essa finalidade.

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  1. João Alves do Nascimento disse:

    Este artigo e tudo que os alunos precisam para desenvolver suas potencialidades

  2. Ana Cristina Xavier Leandro de Oliveira disse:

    “A forma como os alunos aprendem não é mais como antigamente.”
    Atualmente, temos uma educação competitiva focada no TER, fortalecendo o egoísmo que cada vez mais distancia o SER. Para Zygmunt Bauman, temos atualmente uma sociedade liquida.Contudo, as esperanças renascem no
    novo modelo de educação elabodo pelo professor Delors(1998),que trás uma visão holística contemplando não só o processo de aprendizagem cognitiva, mas também resgatando valores sociais. Destarte, temos uma educação renovada, clarividente à nossa atualidade.

  3. Francilene disse:

    Quero aprender mais sobre os 4 pilares da educação e como podemos inserir na prática esses ensinamento aos nossos alunos

  4. Nilma disse:

    Quero me aprofundar mais nesses 4 pilares, vai ser de grande valia pra mim, colocar em prática no meu território.

  5. Maria Sueli Borges disse:

    Quero me aprofundar mais nesses quatro pilares! tornando assim minhas aulas mais interessantes.

  6. LUIZ CARLOS disse:

    Já ultrapassado devemos fazer uma reflexão de totalidade. Aprender a conhecer sem incentivo, verbas e desqualificação da Educação, do(a) Professor(a) e congelando os investimentos em educação por 20 anos , Aprender a fazer sem igualdade de condições e concentração de rende. Aprender a conviver com a miséria, pobreza racismo, assassinatos sem justiça social e aprender a ser resiliente aceitando tudo como se fosse natural e se culpar pela miséria em que vive quanto 1 % da dos ricos concentram toda a riqueza e mudam a lei para explorar mais os(as) trabalhadores(as).
    Devíamos estar refletindo um método que que dê conta de analisar as contradições da realidade, uma metodologia que seja eficiente em socializar os conhecimentos acervados pela humanidade e que podem emancipar os cidadão, conhecer uma metodologia que explique como os(as) estudantes aprendem. Devemos parar de escravizar e adestrar os(as) cidadãos(ãs. Refletir uma Educação politécnica e omnilateral, conceitos importantes para nos apropriar.

  7. Lisbete dos Santos disse:

    Amei estás informações

  8. ITALVA NOVAIS RAMOS disse:

    Bom dia! Eu tenho interesse em mim aprofundar nessa área. Obrigada!!

  9. Angela Marques de Almeida disse:

    Tenho interesse no material, pois temos de vivenciado estas situações na educação.

  10. Tânia edmeia disse:

    Eu quero me aprofundar para compreender melhor.E aplicar em sala de aula os 4 pilares com excelência de conhecimento.

  11. Maria do Carmo disse:

    Quero e preciso me aprofundar mais, para compreender e saber como aplicar em sala de aula com total conhecimento.

  12. Regina Paula Miranda disse:

    Os 4 são muito importantes, pois norteiam de forma concisa o ensino e aprendizagem.

  13. Modesto Vitória disse:

    É urgente alterar o método de Ensino, por isso os quatro pilares têm que ser postos em prática…
    No Brasil, infelizmente, o método do grande Pedagogo Paulo Freire, pouco tem sido desenvolvido, assim como o conceito da Escola da Ponte, em Portugal!

  14. Míriam Cerqueira disse:

    Bom dia!
    Gostaria muito de aprender sobre os 4 pilares da educação.

  15. Eunice Augusta Gomes disse:

    Quero saber mais sobre os 4 pilares.(teoria) É pratica(atividades para serem praticadas na sala de aula…de acordo com a teoria.

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