4 dicas para estimular as habilidades socioemocionais dos seus alunos

15 de julho de 2021 //

O cenário educacional tem sido palco de diversas mudanças ao longo do tempo. A inserção da tecnologia e novas formas de convivência e dinâmica entre famílias causou impacto no comportamento e na forma de aprender de nossas crianças.

Consequentemente, essas mudanças se reverberam nas técnicas de ensino empregadas em sala de aula, impactando diretamente nos métodos avaliativos, que não se restringem somente à avaliação com base em nota e também contam com um papel mais ativo da criança no processo de aprendizagem.

Isso pode ser observado nas mudanças ocorridas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), responsável por designar propostas pedagógicas e currículos para as escolas do Brasil que recentemente incluiu as habilidades socioemocionais como conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.

Mas o que são as habilidades socioemocionais?

As habilidades socioemocionais são um conjunto de características responsáveis por desenvolver em todos os que convivem em sociedade a inteligência emocional, que inclui a capacidade de lidar com outros indivíduos, nos expressar de maneira clara e objetiva e solucionar problemas de maneira equilibrada.

Essas habilidades não se restringem somente ao âmbito escolar, pois são trabalhadas em diversas situações do dia a dia e fazem parte do processo que todos nós utilizamos para nos comunicar, aprender coisas novas e solucionar problemas.

São elas a paciência, organização, autoestima, segurança, responsabilidade, empatia e comunicação.

Como trabalhar as habilidades socioemocionais de seus alunos?

O trabalho com essas habilidades começa em casa, mas a escola também tem papel fundamental na formação delas e deve trabalhar para que sejam desenvolvidas também no ambiente escolar.

1. Criar espaços de comunicação coletiva

Se você é educador, com certeza já viu cabeças baixarem ou olhares de canto quando anuncia que fará uma pergunta sobre determinado assunto para a classe, certo? Esse é um típico exemplo que expressa a insegurança por parte das crianças e adolescentes que, além de não confiarem em seu próprio potencial, têm receio da zombaria por parte de seus colegas.

Situações como essa causam impacto na autoestima e segurança dos alunos. Por isso, devem ser trabalhadas para que entendam que o erro faz parte do processo e que, aceitando os seus, possam também compreender os erros de seus colegas.

Uma boa maneira de trabalhar isso é por meio de rodas de conversas onde os alunos possam expressar seus sentimentos, principalmente para que os meninos criem o hábito de expressá-los, já que em sua maioria, os homens em fase adulta apresentam dificuldades nesse sentido. Você terá a oportunidade de conhecer mais sobre seu aluno, seus interesses e também habilidades que possam ser exploradas.

Fazendo isso você estará ajudando a desenvolver habilidades como autoestima, segurança e empatia.

1. Uso de tecnologias

Embora tenhamos diretrizes previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), é essencial trabalhar com métodos avaliativos variados que estabeleçam relação com a vivência dos discentes que, como podemos observar, fazem uso dos meios tecnológicos tanto quanto os adultos.

Nós podemos nos beneficiar desse recurso de muitas maneiras. Invista em vídeos que circulem no Instagram e Tik Tok sob a forma de vídeos com conteúdo educativos ou nos formatos de publicação em sequência do instagram, que alia conteúdo visual com recurso verbal. Esse tipo de aprendizagem associativa tem como principal benefício uma retenção muito maior do conteúdo, bem como sua assimilação e segurança no conteúdo que está sendo aprendido.

1. Didáticas variadas

Aposte em modelos avaliativos diversos para que seus alunos possam escolher a forma com que se sintam mais à vontade. A apresentação de um conteúdo pode ser feita sob a forma de um teatro, uma música ou até mesmo um podcast (o aplicativo Anchor é uma ótima ferramenta para isso 😊).

Com isso seus alunos poderão trabalhar a criatividade e também organização, pois terão de estabelecer uma ordem, um formato e expressar o conteúdo de forma clara.

1. Incentivar a prática de esportes

A prática de esportes e exercícios físicos demonstrou ser relevante no desenvolvimento escolar, já que estimula a liderança, trabalho em equipe e segurança dos alunos. Então se sua escola trabalha com essas atividades, sem dúvida trará diversos benefícios para a sala de aula e também para a formação de seus alunos.