(12) 3932-5959 / (12) 99781-6124

Medo da matemática

17 de julho de 2018 //

Para muitas crianças, a palavra “matemática” provoca emoções que variam de ansiedade a desgosto ou medo. Esses sentimentos criam uma barreira e impedem muitos alunos de estudar disciplinas desafiadoras, como a própria matemática.

De acordo com alguns pesquisadores, crianças começam a ter medo da matemática a partir do momento em que fracassam em tarefas envolvendo aritmética. Por isso, é tão importante que professores ofereçam retorno imediato e avaliação contínua depois de cada lição (elaborada com perguntas, exercícios e desafios).

O objetivo é esclarecer equívocos e dúvidas antes de passar para a próxima fase, ao invés de testar a classe inteira depois de uma semana, por exemplo.

Em 2012, um estudo que examinou tomografias do cérebro de crianças de 7 a 9 anos nos Estados Unidos mostrou que aquelas que se sentiam particularmente ansiosas em relação à matemática não só demonstravam uma grande atividade na região das amídalas cerebelosas – que geralmente processam ameaças –, como também no córtex pré-frontal, a área que lida com o processamento abstrato.

Cientistas concluíram que isso reduz a “memória funcional” de curto prazo, porque as crianças tinham mais dificuldades em se concentrar e resolver os problemas que lhes eram apresentados. Alguns especialistas acreditam que a ansiedade sufoca a capacidade de realizar cálculos.

Desenvolvimento cognitivo como alternativa

Crianças têm interesse em resolver quebra-cabeças, observar padrões, traçar conexões; o entusiasmo diante da novidade tende a diminuir com o fracasso. À medida que os alunos com maior dificuldade começam a lidar melhor com os exercícios, tendem a acelerar para praticar as lições extras.

Na proposta de desenvolvimento cognitivo da metodologia do SUPERA, os alunos entram em contato com o ábaco, uma ferramenta de cálculo diferente e muito efetiva. O SUPERA Neuroeducação também usa jogos que estimulam diversas habilidades cognitivas, tais como a atenção, concentração e raciocínio lógico.

No curso, as crianças são instigadas a solucionar problemas matemáticos de uma maneira diferente da proposta nas escolas. Mesmo sem perceber, os alunos começam a ter mais facilidade em lidar com os números e, como consequência, melhoram o desempenho na disciplina.

Quando percebe ser capaz de aprender essa ciência com fama de ser tão difícil, o aluno se sente mais confiante para encarar outros desafios.

Jogos estimulantes e exercícios com diferentes níveis de dificuldade ajudam a tornar o aprendizado mais atrativo.

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

  1. Ana Lucia Vidal disse:

    Quero receber notificações

  2. Marilde Pecini disse:

    Boa noite.
    Gostaria de receber material de Matemática para trabalhar atividades diferentes .Ensino fundamental e médio.
    Obrigada pela atenção.
    Marilde Pecini

  3. Maria Aparecida disse:

    Gosto de matemática, porém tenho dificuldade e gostaria de fazer um curso completo para aprender está matéria. É possível?

  4. Ana Lucia Vidal disse:

    Quero receber exercício

  5. LEDIR ISABEL BELOTTI PEREZ disse:

    O texto não ajudou nada, pois só reforça o que estamos cansados de saber….e a solução tem?

  6. judite marchioro disse:

    gostaria de receber conteudo para ajudar minha filha em matematica ela esta no sexto ano.

  7. Roseli Solange Marca disse:

    Estou interessada, gostaria de maiores informações.

  8. Raimunda Maria Cosme da Silva disse:

    Sempre tive vontade de aprender bem matemática, pois, acho um encanto a sua lógica e exatidão. Atualmente gostaria muito de estudar matemática com meu filho de 10 anos e esta fazendo a 4° ano do fundamental I. Espero que vocês possa me ajudar nesta missão.

  9. Achei muito boa essa matéria, preciso estudar mais matemática, acho um encanto a lógica e exaitdão dela e agora quero estudar com meu filho de 10 anos que esta fazendo a 4° série do fundamental I. Considero que será muito bom para ele compreender os conteúdos e melhorar o seu raciocínio. Espero que vocês possa me ajudar e então será melhor para todos nós.Se precisarem de algo que esteja ao meu alcançe me proponho a colaborar no que for possível. Até breve
    Raimunda Cosme

  10. Excelente matéria sobre matemática, eu tenho certeza que essa contribuição será bem util para os professores; alunos; pesquisadores e outros profissionais. Espero fazer bom proveito desta oportunidade ímpar.

  11. Elizangela brsndao disse:

    Método para eu ajuda meus filhos a gosta de matemática e desenvolver práticas

  12. Luisa Fipravante Almeida disse:

    Gostaria de receber informações sempre que postarem.

  13. Isa Samali disse:

    Quero receber notícias e indicações de livros ou apostilas com atividades práticas.

  14. Luciane disse:

    Gostaria de conhecer melhor esses materiais e esses métodos!

  15. Elaine Cristina Jorge Martins disse:

    Sou professora de matemática e gostaria de mais informações e matérias para melhorar as minhas aulas

  16. Maria Jacinta Morás disse:

    Gostaria de receber mais informações e matérias para melhor minha prática.

  17. Omar Cesar Pontes Júnior disse:

    Boa noite, tenho 2 filhas no ensino fundamental I e leciono para o ensino fundamental II e médio. Gostaria de receber os materiais. Grato

  18. Alcione disse:

    Gosteria de receber informações sobre material didático pra alunos do fundamental dois.

  19. Daniel Antonio da Cruz disse:

    Achei valioso

  20. Beatriz disse:

    Gostaria de receber informações, alfabetização

  21. Terezinha Vieira disse:

    Bom dia, li seu artigo e me interessei em entender sobre aritmética e equações de 1e2 grau, se for possível você me enviar um material passo a passo sobre, eu agradeço de coração. Aguardo resposta suas. Desde já obrigada.

  22. design and technology gcse coursework https://mycourseworkhelp.net/

  23. chatting sites free online dating https://freedatinglive.com/

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato