(12) 3932-5959 / (12) 99641-3241

A importância dos jogos pedagógicos no aprendizado

28 de setembro de 2018 //

Os jogos pedagógicos e as atividades lúdicas estão ganhando cada vez mais espaço na inovação das metodologias de ensino e aperfeiçoamento dos processos de aprendizado, principalmente, quando o objetivo é o desenvolvimento global do aluno.

Além do aspecto cognitivo, as brincadeiras proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural.

Na área da educação, inicialmente, os jogos pedagógicos eram considerados uma atividade essencialmente inútil. Mas com o avanço das pesquisas, sobretudo, na área da neurociência, os jogos pedagógicos são reconhecidos como forma de observar a criança em toda sua autenticidade. A tendência, portanto, é que ele seja cada vez mais inserido nos métodos de ensino, desde o fundamental até a graduação.

Os jogos pedagógicos tornam a aprendizagem significativa e dinâmica. Neste aspecto, entra a importância do mediador preparado para contemplar o estágio de desenvolvimento, do interesse e do prazer do aluno em realizar determinadas atividades e encarar desafios, os jogos geram conflitos que desenvolvem o raciocínio para a busca de soluções criativas e inovadoras.

Para a especialista em jogos e psicopedagoga Lilia de Maíse, é possível considerar o uso do jogo como fundamental no âmbito escolar quando trabalha-se com grupos.

“Os jogos em grupo encorajam o desenvolvimento da autonomia intelectual e da habilidade social das crianças. Como aspectos igualmente importantes e complementares, pode-se dizer que os jogos em grupo incentivam o pensamento crítico saudável, o comportamento cooperativo, a autoconfiança, a expressão de sentimentos e de ideias, a iniciativa e o questionamento”, diz a especialista.

“Os pedagógicos permitem que a criança busque compreender outros pontos de vista, coordenando ou administrando essas diferenças individuais no modo de pensar”, completa Lilia de Maíse.

Jogos pedagógicos no desenvolvimento de habilidades cognitivas

O brincar permite um jogo de imaginação no qual a criança desenvolve atenção e concentração, além de exprimir o que sente, desenvolvendo o aspecto socioemocional. Proporciona o “aprender fazendo”.

Os jogos pedagógicos também levam ao desenvolvimento da linguagem, por meio do contato com diferentes objetos e diferentes situações. O brincar ajuda ainda no desenvolvimento da sociabilidade, por meio do ganhar e perder, do compartilhar e do respeito às regras.

Todo professor deve refletir sobre a importância dos jogos no desenvolvimento infantil e fazer uma autoanálise para checar se tem perfil lúdico que lhe permita incorporar os jogos em suas aulas, como um recurso pedagógico efetivo. Assumindo o papel de um bom mediador, o professor saberá fazer de uma atividade lúdica um excelente instrumento de aprendizagem para seus alunos.

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

https://materiais.superaparaescolas.com.br/infografico-a-bncc-em-numeros
  1. totally free dating sites local https://freedatinglive.com/

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato