(12) 3932-5959 / (12) 99781-6124

Alta performance de aprendizagem

25 de junho de 2015 //

Assim como Paulo Freire ainda é um grande influenciador na educação no Brasil, Yvette Jackson é um dos grandes nomes nos Estados Unidos.

A pesquisadora tornou-se conhecida pelo impacto de seu livro “Pedagogia da Confiança” (tradução livre), ainda não publicado no Brasil.

Apoiada em conhecimentos de neurociências e da cognição, a autora defende que é preciso inverter a lógica de olhar para as deficiências dos alunos, passando o foco para seus pontos fortes.

Sendo assim, todas as crianças podem atingir alta performance de aprendizagem, por meio de estímulos para promover o desenvolvimento cognitivo.

O primeiro passo foi estudar o psicólogo cognitivo Reuven Feuerstein, aluno de Jean Piaget. A teoria de Feuerstein era que todos os seres humanos têm a característica única de modificar-se a si mesmos, não importa de onde partam.

Esta convicção impulsionou sua pesquisa sobre a modificabilidade cognitiva estrutural do cérebro e do efeito transformador que o uso de estratégias cognitivas específicas para mediar a inteligência tem para reverter os problemas de aprendizagem.

Com isso, Jackson fundamentou a ideia de que a educação deveria ser uma proposta que defende a identificação e ampliação do potencial intelectual para envolver e acelerar a aprendizagem e a realização.

A obra trata a implementação de estratégias e práticas que fortaleçam as funções cognitivas de forma transdisciplinar. Piaget, Vigotski, Feuerstein, Freire, todos eles, demonstraram que o alto nível de aprendizagem é gerado por estratégias que promovem alto nível de pensamento, o que inclui o pensamento analógico, silogístico, criativo, dialógico, filosófico. Tais formas de pensamento são ativadas por meio de estratégias que estimulam atividades cognitivas como analogias, comparações, metáforas, razão indutiva e dedutiva, perspectiva, reflexão, elaboração, e assim por diante. Essa conquista impacta todas as disciplinas.

Ao todo, Yvette Jackson investiu 12 anos de pesquisas em meio a experiências e estudos sobre cognição e neurociência para chegar à obra “Pedagogia da Confiança”, a qual já está mudando a maneira de planejar estratégias que promovem altos níveis de aprendizagem.

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato