(12) 3932-5959 / (12) 99781-6124

AUMENTO DA ANSIEDADE CAUSA ESTRESSE EM JOVENS

5 de novembro de 2019 //

O aumento da ansiedade causa os efeitos do estresse em momentos importantes dos jovens. Veja os principais efeitos e como evitar o estresse.

Todo jovem, principalmente aquele que trabalha e estuda ou está em fase pré-vestibular, já passou por algum período de ansiedade ou estresse. A quantidade de coisas para fazer pode gerar uma frustração e, na pior das hipóteses, atrapalhar a execução das tarefas diárias.

Quer saber como evitar o estresse e ter uma rotina saudável? Exercício cerebral, atividades físicas e alimentação balanceada estão entre as maneiras de acalmar os nervos.

Separamos dicas para que você consiga dar conta de todas as suas atividades de forma produtiva e ainda ser uma pessoa calma!

O ESTRESSE E SEUS TIPOS

Segundo a Associação Americana de Psicologia, existem três tipos de estresse: o agudo, agudo episódico e o estresse crônico. As causas e as formas de manifestação é que diferenciam os gêneros existentes.

No caso do estresse agudo, um fato ou um momento causam instabilidade de humor, apreensão, insegurança e ansiedade. Outros sintomas também podem aparecer, como dor nas costas, na cabeça, dores musculares e até mesmo mãos suando, aumento na pressão e diarreia.

Por sua vez, o estresse agudo episódico traz sintomas mais prolongados e graves, como enxaquecas, hipertensão, dor no peito, doenças cardíacas e as sensações mencionadas anteriormente.

Por fim, o estresse crônico ocorre quando uma pessoa fica estressada de maneira contínua, com poucos momentos de descontração. Neste caso, os sintomas não vão embora e ainda podem evoluir para uma depressão.

Quando o estresse está crônico, a pessoa sente cansaço, esgotamento, não consegue desligar a mente para relaxar, fica triste, não sente prazer em fazer coisas que gosta, tem dificuldades para dormir e começa a ter pensamentos negativos, relacionados ao fracasso.

A ROTINA ESTRESSANTE DOS JOVENS

Engana-se quem pensa que o estresse é sentido apenas por adultos, que estão trabalhando em uma função que exige muitas responsabilidades. Desde cedo os jovens já começam a passar por situações que geram estresse.

E não é só trabalhar e estudar que pode deixar os jovens mais estressados. Problemas familiares, conflitos sociais, falta de dinheiro, preocupação com o futuro, relacionamentos amorosos e a própria rotina no trânsito ou transporte público pode desencadear o estresse.

Segundo a cardiologista do HCor, Dra. Ieda Maria Liguori, estes fatores podem causar problemas muito maiores do que os sintomas do estresse. Há o risco do desenvolvimento de doenças do coração, como aumento da pressão arterial, taquicardia e coronariopatia.

O jovem que passa por diversas situações de estresse também pode perder a capacidade de concentração, ter problemas de memória, irritabilidade, perder ou ganhar peso de forma exagerada, o que pode aumentar ainda mais a ansiedade e tornar-se um ciclo vicioso.

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

COMO LIDAR COM O ESTRESSE

Para quebrar o ciclo do estresse e evitar que as consequências de ficar estressado tornem-se mais um motivo para se sentir ansioso, existem algumas atitudes simples que você pode tomar.

Para obter bons resultados no trabalho e nos estudos, por exemplo, é recomendada a prática da ginástica cerebral. Com atividades estimulantes e divertidas, é possível evitar o estresse e ainda manter a mente ativa para garantir produtividade e boa memória.

Aliar o método a atividades físicas e alimentação saudável é a chave para uma vida sem estresse e com muito sucesso, no trabalho, nos estudos e nas relações sociais!

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato