Como aprimorar a memória de trabalho dos alunos
Seu aluno tem dificuldades para manter uma certa quantidade de informações em foco, assim como trabalhar com essa informação? Se a resposta for sim, ele pode ter dificuldades em relação à memória de trabalho.
Esse tipo de memória conserva por alguns segundos as informações dos elementos acessíveis e úteis a uma determinada atividade. Além disso, a memória de trabalho é necessária para realizar tarefas cognitivas, tais como estabelecer uma relação entre dois assuntos, fazer cálculos apenas com a mente e estabelecer uma ordem de prioridade entre várias tarefas.
De acordo com a psicopedagoga e especialista em jogos Lilia Maíse de Jorge, a memória de trabalho não deixa arquivos armazenados permanentemente.
“A memória de trabalho é utilizada para recordar palavras lidas há pouco tempo de forma a permitir a compreensão do resto da frase”, explica a especialista.
Lilia Maíse revelou algumas estratégias comprovadas cientificamente que melhoram a capacidade da memória de trabalho dos alunos. No ambiente educacional, os professores podem utilizar cinco estratégias para ensinar melhor. Confira:
Estabelecer relações entre novos conteúdos e aprendizados anteriores faz com que o caminho daquela informação seja percorrido novamente (evocação), tornando mais fácil seu reconhecimento.
Criar elaborações mentais envolvendo recursos como sons, imagens, fantasias, significados e (por que não?) humor permite que várias áreas do cérebro trabalhem simultaneamente no resgate de informações, e estimula a memória.
Utilizar gráficos, diagramas, tabelas e organogramas para classificar as informações faz com que o cérebro tenha mais facilidade para armazená-las e, portanto, resgata-as com mais facilidade.
Reservar os últimos minutos da aula para conversar sobre o conteúdo estudado possibilita que o novo conhecimento percorra mais uma vez o caminho no cérebro dos estudantes. Assim, eles fazem uma releitura do que aprenderam.
Usar brincadeiras, dramatizações ou jogos para levar emoção à classe favorece a aprendizagem. Isso só funciona se houver relação entre o conteúdo e a situação lúdica.
Embora seja limitada, a memória de trabalho é o fio condutor do conhecimento e, quanto mais o aprendizado se distancia do decoreba, mais é utilizada.
Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA
Agende uma visita e conheça o Supera Neuroeducação
Nossos especialistas estão disponíveis para irem até a sua instituição. Agende já!
help with coursework https://courseworkninja.com/
coursework https://writingacoursework.com/
coursework science https://mycourseworkhelp.net/
coursework paper https://courseworkinfotest.com/
differential equations coursework https://teachingcoursework.com/
coursework history https://buycoursework.org/
good free dating sites https://freewebdating.net/
online dating 50 https://jewish-dating-online.net/
plentyoffish free online dating site https://jewish-dating-online.net/
dating sites really free https://sexanddatingonline.com/
date game online https://onlinedatingsurvey.com/
meet women at zushi beach https://onlinedatingsuccessguide.com/
free adult dating sites https://datingwebsiteshopper.com/
dating website free https://allaboutdatingsites.com/
farmers only dating https://freedatinglive.com/
12 single dating site https://freewebdating.net/