(12) 3932-5959 / (12) 99781-6124

Como ser um professor criativo

6 de agosto de 2014 //

O 1º Encontro Nacional de Educadores começou a todo vapor no dia 31 de julho com atividades para mais de 120 educadores da rede SUPERA Ginástica para o Cérebro.

Além das palestras de especialistas em neurociência e educação, os próprios professores da rede ministraram oficinas sobre temas variados. A estrutura do evento foi pensada pelo Departamento pedagógico nacional para proporcionar troca de experiências entre os membros da rede.

Uma das atividades foi a oficina ministrada pelo educador da unidade São José dos Campos, SUPERA Matriz Esplanada, Rodolfo Martins, sobre “Como aumentar seu potencial criativo.”

Os 35 educadores presentes foram convidados a participar ativamente de diferentes exercícios para desenvolver a própria criatividade e também aprenderam como trabalhar esta habilidade em seus alunos. Eles foram incentivados a usar a criatividade desde o momento de anotar a data da aula no quadro, passando por troca de lugares e perspectiva do ambiente, até análises críticas de temas polêmicos.

Segundo Rodolfo, educador SUPERA há mais de 6 anos, a inibição pode bloquear totalmente a criatividade. “Para ser criativo é preciso saber olhar o mundo de forma diferente, permitir-se, arriscar-se e buscar novas formas de pensar uma mesma coisa. Sem vergonha, sem timidez, deixe-se envolver, permita-se ser estimulado por outras pessoas e fatores externos. A criatividade pode ser desenvolvida em qualquer idade.”, pontua o educador.

Baseado no livro “O cérebro criativo” de Shelley Carson, Rodolfo expôs ao grupo as 7 maneiras definidas pela autora para ativação neural de um estado fisiológico de criatividade do cérebro. São eles, conectar, razão, visualizar, absorver, transformar, avaliar e corrente.

Dicas para ser um professor criativo
Formado em Matemática, Rodolfo explicou que ser criativo não é algo simples, o seu emocional também interfere na criatividade e é preciso muitos estímulos até conseguir criar algo novo. “O professor é a ferramenta principal para desenvolver o ‘pensar fora da caixa’, o que o SUPERA incentiva oferecendo aos alunos oportunidades de ter novas sensações, descobrir novas qualidades em si mesmo e conhecer-se no relacionamento interpessoal”, declara.

Por isso, ele sugere “Faça da sua aula, um momento único. O aluno precisa ter receio de perder um dia de aula, ter certeza de que a próxima não será idêntica a que ele perdeu. Seja atraente, ser criativo, é isso.”

Rodolfo afirma ainda que o Encontro foi uma oportunidade para amadurecer ideias. “A troca de experiência é a principal característica do evento. Você traz a sua ideia e ela se desenvolve aqui devido a troca com pessoas de pensamentos diferentes.”

Para Marina Sforza, que está chegando à rede SUPERA, o 1º Encontro de Educadores, tem um valor especial.

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

“A oficina tem foco nas práticas de sala de aula, o que para mim está sendo excelente, pois vou começar a dar aulas agora. Estou levando uma bagagem muito grande para minha unidade, passei pelo treinamento de novos franqueados e agora estou aqui no Encontro de Educadores.”

Comentários

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato