Como treinar nosso cérebro para poder falar em público
Você fica nervoso quando precisa falar em público? Se sim, saiba que não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal “Sunday Times”, o receio de fazer apresentações é maior até que o medo de altura, de doenças e até da morte. Mas não se preocupe, este temor pode ser superado treinando o cérebro.
Isso é possível graças ao que os neurocientistas chamam de neuroplasticidade – ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se desenvolver a partir das nossas experiências. O grande segredo está no treino.
Por isso, separamos 8 dicas do orientador educacional de língua inglesa, Juliano Oliveira Guilherme, traduzidas por Solange Jacob, Diretora Pedagógica Nacional do SUPERA. Confira:
1 – Tenha domínio sobre o assunto: tenha um repertório de conhecimentos mais vasto do que você abordará em seu discurso. Use o humor, histórias pessoais, linguagem coloquial, analogia e associações – assim, você acessa com mais facilidade as informações em sua memória.
2 – Treine! Ensaie em voz alta e com todos os equipamentos que você planeja usar. Revise sua apresentação. Trabalhe para ter o controle das palavras-chave. Treine as pausas e a entonação. Monitore o tempo e organize-se para rever possíveis alterações na duração de sua palestra.
3 – Conheça o público: cumprimente alguns participantes enquanto a plateia se acomoda. É mais fácil falar a um grupo de amigos, do que falar com estranhos.
4 – Explore e conheça o local de sua apresentação: Chegue cedo, caminhe ao redor da área de fala para saber o alcance da sua voz, gestos e o espaço para deslocamento enquanto fala. Teste o uso do microfone e quaisquer auxílios visuais, áudios e tecnológicos.
5 – Regule sua emoção: Comece por cumprimentar o público. Estabeleça contato com um cumprimento sincero e adequado, além de sorrir. Esta capacidade de agir habilmente pode ser treinada. Isto lhe dá algum tempo e pode ajudá-lo a se concentrar para a ação.
6 – Visualize-se fazendo o seu discurso. Imagine-se falando: sua voz alta, clara e confiante. Visualize o público aplaudindo-o. Isso pode aumentar sua confiança.
7 – Perceba-se bem-sucedido: consiga que seu público coopere com você. O público quer que seja interessante, estimulante, informativo e consistente. Todos estão torcendo por você.
8 – Só você sabe o plano geral do discurso, então se você ficar nervoso ou tiver algum problema durante a apresentação, não se preocupe. A audiência provavelmente não notará os contratempos.