Medo da matemática
Para muitas crianças, a palavra “matemática” provoca emoções que variam de ansiedade a desgosto ou medo. Esses sentimentos criam uma barreira e impedem muitos alunos de estudar disciplinas desafiadoras, como a própria matemática.
De acordo com alguns pesquisadores, crianças começam a ter medo da matemática a partir do momento em que fracassam em tarefas envolvendo aritmética. Por isso, é tão importante que professores ofereçam retorno imediato e avaliação contínua depois de cada lição (elaborada com perguntas, exercícios e desafios).
O objetivo é esclarecer equívocos e dúvidas antes de passar para a próxima fase, ao invés de testar a classe inteira depois de uma semana, por exemplo.
Em 2012, um estudo que examinou tomografias do cérebro de crianças de 7 a 9 anos nos Estados Unidos mostrou que aquelas que se sentiam particularmente ansiosas em relação à matemática não só demonstravam uma grande atividade na região das amídalas cerebelosas – que geralmente processam ameaças –, como também no córtex pré-frontal, a área que lida com o processamento abstrato.
Cientistas concluíram que isso reduz a “memória funcional” de curto prazo, porque as crianças tinham mais dificuldades em se concentrar e resolver os problemas que lhes eram apresentados. Alguns especialistas acreditam que a ansiedade sufoca a capacidade de realizar cálculos.
Desenvolvimento cognitivo como alternativa
Crianças têm interesse em resolver quebra-cabeças, observar padrões, traçar conexões; o entusiasmo diante da novidade tende a diminuir com o fracasso. À medida que os alunos com maior dificuldade começam a lidar melhor com os exercícios, tendem a acelerar para praticar as lições extras.
Na proposta de desenvolvimento cognitivo da metodologia do SUPERA, os alunos entram em contato com o ábaco, uma ferramenta de cálculo diferente e muito efetiva. O SUPERA Neuroeducação também usa jogos que estimulam diversas habilidades cognitivas, tais como a atenção, concentração e raciocínio lógico.
No curso, as crianças são instigadas a solucionar problemas matemáticos de uma maneira diferente da proposta nas escolas. Mesmo sem perceber, os alunos começam a ter mais facilidade em lidar com os números e, como consequência, melhoram o desempenho na disciplina.
Quando percebe ser capaz de aprender essa ciência com fama de ser tão difícil, o aluno se sente mais confiante para encarar outros desafios.
Jogos estimulantes e exercícios com diferentes níveis de dificuldade ajudam a tornar o aprendizado mais atrativo.
Quero receber notificações
Boa noite.
Gostaria de receber material de Matemática para trabalhar atividades diferentes .Ensino fundamental e médio.
Obrigada pela atenção.
Marilde Pecini
Gosto de matemática, porém tenho dificuldade e gostaria de fazer um curso completo para aprender está matéria. É possível?
Quero receber exercício
O texto não ajudou nada, pois só reforça o que estamos cansados de saber….e a solução tem?
gostaria de receber conteudo para ajudar minha filha em matematica ela esta no sexto ano.
Estou interessada, gostaria de maiores informações.
Sempre tive vontade de aprender bem matemática, pois, acho um encanto a sua lógica e exatidão. Atualmente gostaria muito de estudar matemática com meu filho de 10 anos e esta fazendo a 4° ano do fundamental I. Espero que vocês possa me ajudar nesta missão.
Achei muito boa essa matéria, preciso estudar mais matemática, acho um encanto a lógica e exaitdão dela e agora quero estudar com meu filho de 10 anos que esta fazendo a 4° série do fundamental I. Considero que será muito bom para ele compreender os conteúdos e melhorar o seu raciocínio. Espero que vocês possa me ajudar e então será melhor para todos nós.Se precisarem de algo que esteja ao meu alcançe me proponho a colaborar no que for possível. Até breve
Raimunda Cosme
Excelente matéria sobre matemática, eu tenho certeza que essa contribuição será bem util para os professores; alunos; pesquisadores e outros profissionais. Espero fazer bom proveito desta oportunidade ímpar.
Método para eu ajuda meus filhos a gosta de matemática e desenvolver práticas
Gostaria de receber informações sempre que postarem.
Quero receber notícias e indicações de livros ou apostilas com atividades práticas.
Gostaria de conhecer melhor esses materiais e esses métodos!
Sou professora de matemática e gostaria de mais informações e matérias para melhorar as minhas aulas
Gostaria de receber mais informações e matérias para melhor minha prática.
Boa noite, tenho 2 filhas no ensino fundamental I e leciono para o ensino fundamental II e médio. Gostaria de receber os materiais. Grato
Gosteria de receber informações sobre material didático pra alunos do fundamental dois.
Achei valioso
Gostaria de receber informações, alfabetização
Bom dia, li seu artigo e me interessei em entender sobre aritmética e equações de 1e2 grau, se for possível você me enviar um material passo a passo sobre, eu agradeço de coração. Aguardo resposta suas. Desde já obrigada.
cpa coursework https://brainycoursework.com/
coursework paper https://courseworkninja.com/
design and technology gcse coursework https://mycourseworkhelp.net/
creative writing coursework ideas https://courseworkdownloads.com/
coursework on a resume https://courseworkinfotest.com/
database coursework https://coursework-expert.com/
online coursework https://teachingcoursework.com/
help with coursework https://buycoursework.org/
degree coursework https://courseworkdomau.com/
senior dating services https://jewish-dating-online.net/
dating relationships https://sexanddatingonline.com/
online sex chat https://onlinedatingsurvey.com/
adult dating site https://onlinedatingsuccessguide.com/
free single site https://onlinedatinghunks.com/
ourtime inloggen https://datingwebsiteshopper.com/
best sites for online dating https://allaboutdatingsites.com/
chatting sites free online dating https://freedatinglive.com/
asian girl single https://freewebdating.net/