O papel do coordenador
O coordenador pedagógico está ganhando cada vez mais espaço nos processos decisórios das escolas, mas ainda precisam lidar com desafios que testam seus limites todos os dias. Muitas vezes, o profissional fica sobrecarregado com as tarefas do cotidiano e não consegue construir uma experiência sólida e estratégica no campo pedagógico.
Na maioria das escolas brasileiras, o coordenador é responsável por organizar eventos, orientar os pais sobre a aprendizagem dos filhos e informar a comunidade sobre as ações promovidas dentro das instituições.
Mas isso ainda é muito pouco. Cabe a este profissional ampliar e potencializar o repertório dos professores a favor da aprendizagem das crianças e dos jovens. Sendo assim, seu papel deve estar apoiado em três pilares: ser um articulador, um transformador e um formador.
Para isso, há a necessidade de entender de didáticas e metodologias para que ele consiga estimular todos os professores da escola, encontrar recursos para capacitá-los e ainda implantar projetos que melhorem a aprendizagem dos alunos.
Isso pode ser feito por meio da centralização das conquistas do grupo, por exemplo, assegurando que as boas ideias sejam implantadas e tenham continuidade.
Formação específica
Um dos principais desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico é a formação acadêmica. No sistema estadual do Rio de Janeiro, por exemplo, até o ano de 2011. a função do coordenador não estava regulamentada.
Por causa da falta de capacitação específica, algumas escolas particulares tentam, por conta própria, trabalhar a formação do coordenador pedagógico e também de outros profissionais ligados à gestão da escola.
A formação docente, que deveria estar no centro de suas funções de articulador, é relegada a segundo plano por falta de tempo e planejamento.
Poucos cursos são especializados nesta área. Mas é possível encontrar cursos à distância.
A batalha para alcançar mais espaços e uma formação específica ainda é grande, mas muitos coordenadores se mostram interessados e dedicados.
Neuroeducação nas escolas
No Brasil já existem projetos focados no desenvolvimento do cérebro do aluno. Ou seja, o SUPERA Neuroeducação, por exemplo, foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver as habilidades cognitivas e socioemocionais do aluno e melhorar o aprendizado.
Quando implantado em escolas públicas e particulares, o projeto ajuda o coordenador pedagógico no cumprimento do seu papel, principalmente porque melhora o desempenho do aluno em todas as disciplinas e melhora também o relacionamento entre aluno e professor.
Fiquei muito feliz por esta por ter encontrado esse Artigo o qual mim interessa bastante ,atualmente estou com o coordenadora e me interessa muito esse adduntp
Parabéns eu goste desse projeto pois veio me ajudar nós trabalhos pedagogia da escola aonde eu trabalho foi importante mesmo obrigada..
Parabéns! Gostei desse projeto. Sou coordenadora,estou em busca de ajuda para melhorar o desenvolvimento pedagógico da escola.