5 Passos para implantar o Projeto Neuroeducação na sua escola

24 de setembro de 2015 //

Aprender vai muito além do que acertar a alternativa na hora da prova. Para fixar um conteúdo na memória é necessário treinar a mente para manter-se focado nos exercícios. E com alunos mais concentrados e confiantes, o desempenho melhora como um todo. Para isso, a neuroeducação surge com o objetivo de proporcionar um melhor entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem. Com isso, é possível promover também o processo de ensino para os docentes.

Em algumas instituições brasileiras, esse conceito já está incorporado nas salas de aula com o SUPERA Neuroeducação. Como forma de proporcionar momentos ricos para o desenvolvimento cognitivo e para as habilidades socioemocionais, alunos a partir dos quatro anos de idade podem exercitar o cérebro.

Toda a metodologia do SUPERA Neuroeducação é baseada em exercícios lúdicos, instigantes e desafiadores. Em duas modalidades, presencial e digital, o programa complementar de ensino vem para aprimorar as funções cognitivas e intelectuais dos alunos.

Listamos os cinco passos para implantar o projeto Neuroeducação no seu colégio. Confira:

1. Apresentação online: cadastre-se no site superaparaescolas.com.br, e nossa equipe entrará em contato para agendar uma apresentação online. Nela, você poderá conhecer um pouco mais sobre o embasamento teórico e as ferramentas que fazem parte da metodologia;
  2. Dúvidas: após a apresentação, tire suas dúvidas com a equipe de consultores;
  3. Proposta: para atender as necessidades do colégio, dados como número de estudantes e as séries que farão parte do projeto dão início a proposta;
  4. Aprovação: após a autorização pedagógica e financeira, é hora de concretizar o projeto;
  5. Implantação e treinamento: a equipe Pedagógica Nacional do SUPERA realiza um treinamento presencial com os professores que irão aplicar a metodologia. Essa capacitação tem duração de 24 horas. No caso do SUPERA Digital, o treinamento é /online e tem duração de quatro horas. Nesse treinamento, os educadores e coordenadores aprendem a lidar com a plataforma e a gerir relatórios.

Além da capacitação inicial, os professores recebem os roteiros de aula, manuais e gabaritos. A supervisão feita pela equipe Nacional acontece durante todo o ano letivo e os professores podem tirar as dúvidas por meio de plantões virtuais. Além disso, os treinamentos de ábaco continuam via web.

Os benefícios para os alunos são muitos. Mais concentração, foco, atenção, velocidade de raciocínio lógico, memória, criatividade, disciplina, autoconfiança, capacidade de resolver problemas e maior absorção e retenção dos conteúdos disciplinares.

Estudantes com bom desempenho escolar estão preparados para a vida profissional e pessoal.