A importância dos estímulos cogntitivos

10 de junho de 2015 //

O SUPERA Neuroeducação entrevistou esta semana Luis Mendes, diretor do SUPERA Franca, sobre a importância dos estímulos cognitivos. Na foto, ele
ministra palestra para um grupo de educadores.

Na ocasião, ele enfatizou a importância de as escolas e também empresas encontrarem soluções para as necessidades diferenciadas de aprendizagem e comportamento de seus alunos e colaboradores, independentemente da idade.

O SUPERA é um curso com esta proposta, porque desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais. Leia a entrevista e entenda o que é ginástica cerebral e como ela pode melhorar o desempenho das pessoas.

Como a ginástica cerebral, também conhecida como estimulação cognitiva nas escolas, pode contribuir para nosso desempenho?

LM- Novidade, variedade e desafio crescentes. Com base nesse tripé de estímulo cerebral, a rede de escolas SUPERA ativa sinapses, desenvolve aptidões, acelerando o aprendizado.

O que significa na prática o Método SUPERA? E por que ele é um caminho interessante para os alunos?

LM- O SUPERA é uma metodologia de estimulação cognitiva que utiliza diversas ferramentas, como desafios lógicos, jogos lúdicos, dinâmicas e cálculo mental com uso do ábaco. Estimulamos nossos alunos em raciocínio lógico, concentração, memorização e criatividade. Para eles, a alternativa de pensar é interessante porque os conecta diretamente com a inovação de uma forma muito mais rápida que um desenvolvimento interno ou do “zero” quando recebem apenas uma informação de uma matéria a ser decorada.

De que forma isto está ligado à tecnologia e inovação?

LM- Muitas vezes, um problema ou desafio a um aluno pode ser resolvido com alguma tecnologia (software ou hardware) ou fórmula que já foi inventada. Mas por um processo de estímulo à sua inteligência, ele pode alcançar mais respostas e isto significa mais preparo para sua vida, sejam em provas ou mesmo em seu trabalho.

LM- Nossa metodologia acelera muito o processo de inovação e traz alta diferenciação para os alunos. Já para o candidato a uma vaga de emprego, o curso é muito positivo, porque leva muita credibilidade a uma empresa contratante. Que empresa não quer ter funcionários mais engajados e criativos?