Alta performance de aprendizagem

25 de junho de 2015 //

Assim como Paulo Freire ainda é um grande influenciador na educação no Brasil, Yvette Jackson é um dos grandes nomes nos Estados Unidos.

A pesquisadora tornou-se conhecida pelo impacto de seu livro “Pedagogia da Confiança” (tradução livre), ainda não publicado no Brasil.

Apoiada em conhecimentos de neurociências e da cognição, a autora defende que é preciso inverter a lógica de olhar para as deficiências dos alunos, passando o foco para seus pontos fortes.

Sendo assim, todas as crianças podem atingir alta performance de aprendizagem, por meio de estímulos para promover o desenvolvimento cognitivo.

O primeiro passo foi estudar o psicólogo cognitivo Reuven Feuerstein, aluno de Jean Piaget. A teoria de Feuerstein era que todos os seres humanos têm a característica única de modificar-se a si mesmos, não importa de onde partam.

Esta convicção impulsionou sua pesquisa sobre a modificabilidade cognitiva estrutural do cérebro e do efeito transformador que o uso de estratégias cognitivas específicas para mediar a inteligência tem para reverter os problemas de aprendizagem.

Com isso, Jackson fundamentou a ideia de que a educação deveria ser uma proposta que defende a identificação e ampliação do potencial intelectual para envolver e acelerar a aprendizagem e a realização.

A obra trata a implementação de estratégias e práticas que fortaleçam as funções cognitivas de forma transdisciplinar. Piaget, Vigotski, Feuerstein, Freire, todos eles, demonstraram que o alto nível de aprendizagem é gerado por estratégias que promovem alto nível de pensamento, o que inclui o pensamento analógico, silogístico, criativo, dialógico, filosófico. Tais formas de pensamento são ativadas por meio de estratégias que estimulam atividades cognitivas como analogias, comparações, metáforas, razão indutiva e dedutiva, perspectiva, reflexão, elaboração, e assim por diante. Essa conquista impacta todas as disciplinas.

Ao todo, Yvette Jackson investiu 12 anos de pesquisas em meio a experiências e estudos sobre cognição e neurociência para chegar à obra “Pedagogia da Confiança”, a qual já está mudando a maneira de planejar estratégias que promovem altos níveis de aprendizagem.