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Educação Infantil

26 de junho de 2018 //

O início do caminho

Cientes da importância e da urgência de um trabalho focado na educação infantil no país, professores têm procurado novas formas de propiciar às crianças a aprendizagem de um modo lúdico e encantador. Os desafios são muito grandes, mas a força de vontade e o empenho fazem a educação melhor.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como objetivo exercer duas funções, educar e cuidar, sem dar lugar ao assistencialismo. Nesse sentido, constata-se que a Educação Infantil teve que reelaborar as concepções de criança, de educação e de serviços prestados.

Os pais que trabalham fora, muitas vezes, não acompanham o desenvolvimento da educação dos filhos, e esse encargo fica para os professores. A educação deve ser elaborada no sentido mais amplo da palavra, em que não só o be-a-bá é importante, mas também os valores morais e éticos – questões a serem observadas desde que a criança entra na escola. Isso importante, pois os primeiros estímulos influenciam o resto da vida. As experiências nessa época da vida refletem o comportamento futuro dos alunos.

Ser este professor – que atua no desenvolvimento da criança – é um desafio cada vez maior, e as possibilidades são igualmente grandes. A responsabilidade e a paixão pela profissão devem andar lado a lado todos os dias na carreira de alguém que escolhe ser educador.

É acompanhar o desabrochar em aluno de seis anos ou menos com características que vão acompanha-lo pelo resto da vida. O ambiente em que ele está inserido e o como ele é estimulado a trabalhar nas dinâmicas, jogos e brincadeiras propostos dizem muito a respeito do futuro homem que está se formando.

Por isso, é dever de todos os professores, colaborar com a formação do cidadão desde pequeno. Estímulo não pode faltar, nem carinho, nem paciência, nem formação especializada. Vale dizer que não é qualquer um que tem o potencial de educar, muito menos o de cuidar de crianças.

E para que o professor possa melhor desempenhar suas funções na educação infantil, a administração da escola deve gerir as condições de ambiente físico, psicológico, emocional e didático da convivência das crianças – indo mais além: disponibilizando recursos e materiais psicopedagógicos extracurriculares que lhe facilitem o trabalho e complementem o desenvolvimento da criança.

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  1. Marielda Ribeiro Soares disse:

    Gostaria de saber assuntos relacionados às dificuldades de aprendizagens em relação a leitura e escrita

  2. Benildo Gones da Silva disse:

    Muito boa , principalme por se referir à educação infantil.

  3. tania maria milha disse:

    O lúdico faz a diferença na aprendizagem da educação infantil e toda assistencia inserida no cognitivo da criança.Parabéns pela materia publicada

  4. Francisco José Gonçalves Moreira disse:

    Muito me interessa assunto relacionado à educação infantil.

  5. Andréa disse:

    Gostaria de obter conhecimentos sobre o universo infantil, especificamente, da primeira infância

  6. Rosangela disse:

    É difícil prender a atenção das crianças, geralmente uma atividade não pode exceder 20m depois disso perdem o foco…
    Isso é normal?

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