Papel do Educador

2 de março de 2014 //

Relacionamento professor-aluno

Mais do que quando ensina os mistérios sobre os mamíferos, ou pteridófitas, ou que chuchu é com “CH” porque ele “se-aga-rrá” na cerca, o papel do educador é, realmente, firmado no momento em que ele escolhe a profissão e assume a responsabilidade e, principalmente, a paixão.

Instruir pessoas é mostrar o caminho da qualidade de vida, do bem-estar e da felicidade. Ensinar é colaborar com a construção das competências pessoais e sociais dos alunos.

A pergunta que não quer calar é simples: como ensinar? A clássica relação professor-aluno, antigamente pautada pela autoridade, caiu por terra e deu espaço a um relacionamento aberto, baseado em confiança e reciprocidade.

O educador cria condições de conhecimento, de consciência e capacidade de pensar e refletir sobre as coisas da vida. Ele tem o papel de estimular e motivar não só para o que diz respeito às curiosidades das matérias propriamente ditas, mas também para desenvolver o lado crítico dos alunos, mantendo uma constante troca de conhecimentos.

A imagem que um educador deve passar para seus alunos extrapola a ideia de detentor do conhecimento, ele deve ser exemplo de atitudes positivas, de valores e hábitos de estudo e aí sim, tem o privilégio de vivenciar situações em que, ao ensinar uma criança a ler e a escrever, também aprende sobre a inocência e a magia das letras.

E a partir do respeito mútuo, ele descobre que é possível optar por alternativas para estabelecer disciplina em sala de aula, ao invés de usar formas de punição.

As escolas podem contribuir para facilitar o trabalho do educador e a aprendizagem dos alunos. Há atividades extracurriculares, como o Método SUPERA para ESCOLAS de Ginástica para o Cérebro, que desenvolvem  atenção, concentração, raciocínio lógico, entre outras habilidades e capacidades que potencializam a aprendizagem! Trazem benefícios aos alunos e uma grande vantagem competitiva para as escolas, principalmente as particulares!