(12) 3932-5959 / (12) 99641-3241

Trabalho noturno causa danos ao cérebro

3 de dezembro de 2015 //

Um estudo recente da Universidade de Toulouse (França) e Swansea (Reino Unido) comprovou que trabalhar em horários “antissociais” pode envelhecer o cérebro em até seis anos e diminuir a capacidade intelectual.

A pesquisa, que foi publicada na revista Occupational and Environmental Medicine, afirma que este envelhecimento aconteceu em casos de pessoas que trabalharam durante dez anos em horários instáveis.

Os pesquisadores avaliaram cerca de três mil franceses, as quais foram submetida a testes de memória, velocidade de pensamento e capacidade cognitiva. Quem havia trabalhado mais de dez anos em turnos instáveis obteve resultados comparáveis a uma pessoa seis anos e meio mais velha.

De acordo com os especialistas, isso acontece porque o relógio biológico do corpo é projetado para que as pessoas estejam ativas durante o dia, e descansem à noite.

Os pesquisadores realizaram um teste com os trabalhadores, os quais, ao darem uma pausa no trabalho em horários alternativos, houve recuperação, mas o cérebro levou cinco anos para voltar ao normal.

O processo de envelhecimento do cérebro já era conhecido pela neurociência. Contudo, trabalhar em turnos antissociais pode acelerar a perda de neurônios.

Hoje, já existem medidas para fortalecer as conexões neuronais que podem diminuir os sintomas de demências, por exemplo. A metodologia de exercícios para o cérebro do SUPERA é comprovada pela neurociência por estimular o cérebro e mantê-lo jovem e saudável.

Com atividades lúdicas, o aluno desenvolve habilidades necessárias para qualquer tarefa do dia a dia, como por exemplo a criatividade, o raciocínio lógico e a memória.

O SUPERA já está há 10 anos no mercado, atuando em instituições públicas e particulares, com o Projeto Neuroeducação, e com o modelo de franquias, que já possui mais de 100 unidades em todo país.

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

Comentários

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato