5 dicas para aumentar o desempenho escolar dos alunos

27 de setembro de 2021 //

Bons gestores estão sempre procurando alcançar os melhores resultados, não é mesmo?!

Se você também não se acomoda e está sempre procurando novas formas de inovar do ensino na sua instituição, separe uns minutinhos para ler esse post!

Separamos 5 dicas interessantes que podem  potencializar o resultado da sua escola.

Boa gestão

Um bom gestor é aquele que gosta do que faz e procura sempre desenvolver-se profissionalmente para atender as necessidades da sua instituição. Está sempre estipulando objetivos e traçando metas para obter os melhores resultados.

Um bom profissional também está sempre aberto para receber sugestões e feedbacks do corpo docente, alunos e demais colaboradores da instituição e tem habilidade para resolver problemas e mediar conflitos.

Equipe qualificada

Embora o trabalho de um gestor seja fundamental para se obter bons resultados, esses resultados podem ser potencializados quando se investe em uma equipe bem estruturada, que possua as qualificações para conduzir os alunos e garantir um ensino de qualidade.

Todos sabemos o quão importante é o papel do professor para a formação dos alunos. Os professores são a base para todas as profissões e têm grande impacto sobre o modo como aprendem e em suas escolhas profissionais futuras.

Se você quer capacitar ainda mais a qualificação do seu corpo docente invista em palestras, cursos e workshops para profissionalizar ainda mais o seu time.

Ações como essa beneficiam não só os professores como também os alunos, pois são por meio do aprendizado dessas técnicas e discussões que podem ser elaboradas formas de ensino inovadoras que contemplem as mudanças no perfil dos jovens e a forma como aprendem.

Uma instituição que se preocupa com a capacitação de seu corpo docente também é muito bem vista pelos pais e por essa razão pode ser muito bem recomendada.

Diversificar as estratégias de ensino

A Phillips 66 é uma estratégia na qual divide os alunos em grupos de 6 pessoas para que discutam um tema específico durante 6 minutos. Passado esse tempo, os grupos são reunidos para discutir as ideias em conjunto.

Fazendo isso os alunos irão exercitar sua capacidade de diálogo, exposição de ideias e a capacidade de respeitar diferentes ideologias e posicionamentos.

As possibilidades são muitas, você pode trabalhar a resolução de um problema e estimular o raciocínio lógico ou colocar temas ligados à sociologia e filosofia, trabalhando habilidades socioemocionais.

Seja um motivador

Pesquisas em estágio avançado já evidenciam que crianças naturalmente motivadas têm um desempenho melhor.

Um estudo realizado por pesquisadores alemães com crianças de 7 a 9 anos descobriu que quando envolvidos na leitura de uma história, as crianças apresentavam um nível maior de compreensão e interpretação em relação àquelas cujo objetivo era competir com os demais.

Em uma sala com muitas diferenças e experiências, alguns alunos terão uma facilidade natural para desempenhar diversas tarefas, enquanto outros  irão precisar de motivação constante, nessa hora é essencial contar com o apoio de um bom educador.

É natural que com a demanda de trabalho diário e o número de alunos, seja difícil se atentar aos detalhes. Mas mesmo que de forma mínima pode ser interessante prestar atenção nos interesses individuais dos alunos e nas tarefas com as quais demonstram mais aptidão.

Feedbacks positivos podem ser dados quando se saem bem em provas ou quando você observa que o aluno se esforçou, isso o manterá confiante e estimulado para que, se for o caso de uma vez mais ter de repetir a tarefa, desempenhe com a mesma segurança.

Conscientize os alunos sobre a importância do aprender

Na sala de aula os professores têm mais controle sobre o andamento do aprendizado dos alunos. Mas é essencial que você os conscientize sobre a importância do aprender, para que os jovens possam buscar conhecimento fora dos muros da escola, a todo momento.

Esse conhecimento não necessariamente precisa se restringir aos conteúdos trabalhados em sala de aula, eles podem relacionar-se com conhecimento de mundo e coisas práticas do dia a dia que contribuam para a construção do seu aluno enquanto cidadão e responsável e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Além disso, você pode instruí-los a explorar formatos diferentes daqueles trabalhados em sala de aula. Podcasts, vídeos no YouTube e Kindle são ótimas formas de complementar o aprendizado.