(12) 3932-5959 / (12) 99641-3241

8 Sintomas de Déficit de Atenção e Hiperatividade

28 de novembro de 2018 //

Pais de crianças com TDAH devem ter contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está acontecendo na escola.

Déficit de Atenção interfere no desenvolvimento da linguagem e da memória

Déficit de atenção – A Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco, Dra. Lilia Maíse Jorge, recentemente ministrou uma palestra com o tema “Transtornos do Neurodesenvolvimento e suas implicações na Aprendizagem Acadêmica”, a especialista falou que este tipo de transtorno mental é um dos mais estudados e discutidos entre os especialistas.

“Os estudos na área vem crescendo, sobretudo, devido à constatação do impacto que causa na vida escolar e familiar de crianças. Apesar de tantos estudos, seu conceito, sua avaliação e as propostas de intervenção ainda se apresentam mal definidas”, conta.

Comportamentos observados:

  • Parecem não ouvir
  • Não observam instruções
  • Perdem coisas facilmente
  • Não consideram as consequências de seus atos
  • Respondem sem pensar
  • Às vezes têm dificuldade em permanecer sentados
  • Apresentam fácil distração
  • Têm dificuldade em aguardar a vez e prestar atenção

Problemas associados:

  • Desenvolvimento da linguagem e do discurso: os hiperativos falam mais, mas os maiores problemas estão na linguagem expressiva (reflexão diminuída)
  • Memória e outros processos cognitivos: não apresentam problemas específicos de memória, mas os resultados são inferiores;
  • Relações sociais e emocionais: rejeição, autoestima rebaixada, dificuldades com regras.

Déficit de atenção: algumas dicas para os pais

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

A lista a seguir pode ajudar pais de crianças com TDAH:

  • Use português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos
  • Escolher cuidadosamente a escola e a professora para que a criança possa obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem
  • Não sobrecarregar a criança com excesso de atividades extracurriculares
  • O estudo deve ser do jeito que as crianças ou os adolescentes bem entenderem. Tudo deve ser tentado, mas se o resultado final não corresponder às expectativas, reavalie após algumas semanas e peça novas opções; vá tentando até chegar à situação que mais favoreça o desempenho do seu filho
  • Tenha contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está acontecendo na escola
  • Todas as tarefas têm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo
  • Nenhuma atividade que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito prolongada. Intercale coisas agradáveis com tarefas que demandam atenção prolongada (potencialmente desagradáveis, portanto).

Agende uma visita e conheça o Supera Neuroeducação
Nossos especialistas estão disponíveis para irem até a sua instituição. Agende já!

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

Baixe nosso ebook Neurociência aplicada na sala de aula do séc. XXI
  1. free dating sites for single men and women https://onlinedatingsurvey.com/

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato