Sustentabilidade na escola: Dez práticas para inspirar seus alunos
Cada vez mais, a consciência ambiental e a sustentabilidade são assuntos que precisam ser trabalhados nos ambientes de educação — afinal, sabe-se que o uso inteligente dos recursos naturais e os cuidados em geral com a natureza são fundamentais para recuperar e preservar a saúde do planeta e, por consequência, a de todos que nele vivem.
Crianças e adolescentes bem formados e educados são a maior esperança nesse sentido!
Mas, de que maneiras promover a consciência ambiental e a sustentabilidade na escola? Quer dar o exemplo, mas não sabe como? A seguir, listamos uma série de práticas para inspirar você, educador, e os seus alunos nessa missão. Acompanhe!
Dez formas de a escola estimular nos estudantes a consciência ambiental e a sustentabilidade
Não são poucas as práticas capazes de despertar nos discentes o pensamento sustentável e a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Dentre elas, estão:
1) Fazer o descarte correto do lixo
Ter na escola, tanto nas salas de aula quanto no pátio, lixeiras para cada tipo de material é uma das maneiras mais óbvias de incentivo à reciclagem do lixo. Trata-se de uma importante prática quando o assunto é consciência ambiental e a sustentabilidade.
2) Utilizar materiais reciclados
É preciso, entretanto, dar o exemplo, e priorizar no ambiente e dia a dia da instituição o uso de materiais reciclados, bem como incentivar que os alunos façam o mesmo em casa.
3) Estimular, em sala de aula, o reaproveitamento de materiais
As aulas de artes são uma ótima oportunidade para isso. Existem muitos tipos de materiais que podem ser reaproveitados para que os alunos soltem a criatividade e a imaginação.
Garrafas plásticas, embalagens de produtos como amaciante de roupas, caixas de leite, tampas de plástico, papelão… Tudo pode virar matéria-prima para educadores que querem promover a consciência ambiental e a sustentabilidade na escola.
4) Trocar o papel pelo digital
Já pensou em quantas árvores são derrubadas para a extração da celulose — principal matéria-prima para a fabricação do papel?
E, muitas vezes, sem necessidade, visto que, hoje em dia, quase tudo que está em papel pode ser disponibilizado na versão digital, inclusive notas e relatórios escolares, comunicados, boletins, dentre outros documentos.
5) Cultivar uma horta na escola e cuidar dela em conjunto com os estudantes
Dentre as opções de promover a consciência ambiental e a sustentabilidade na escola, está a criação e a manutenção de uma horta comunitária nos espaços da instituição de ensino.
A iniciativa, além de ensinar sobre a agricultura e apresentar diversos alimentos saudáveis às crianças e adolescentes, também mostra a eles que é possível produzir o próprio alimento sem a utilização de agrotóxicos ou demais produtos prejudiciais à saúde e à natureza.
6) Promover atividades como o plantio de árvores
Esta é uma das formas de compensar o meio ambiente pelos danos já causados pela humanidade. A prática pode ser realizada tanto em espaços da escola quanto em locais do município que precisam de mais áreas arborizadas — desde que, claro, com todas as autorizações necessárias.
7) Usar a água, a energia elétrica e os alimentos sem desperdícios
Levantar a bandeira do não desperdício dos recursos naturais do planeta é primordial para as instituições que desejam promover a consciência ambiental e a sustentabilidade.
A economia de água, energia e alimentos, por exemplo, pode ser incentivada com cartazes e avisos criativos ao lado dos banheiros, dos bebedouros, do refeitório e dos disjuntores de luz — que, inclusive, podem ser produzidos pelos próprios estudantes, até mesmo com materiais recicláveis.
8) Estimular a criação de uma rede de caronas entre os pais
Um sistema de caronas é uma forma de diminuir a circulação de veículos nas ruas e, por consequência, a poluição do meio ambiente. Estimular essa prática está tanto entre as maneiras de promover a sustentabilidade na escola quanto de incentivar o engajamento dos pais ou responsáveis na vida escolar dos filhos.
Além disso, pais mais conscientes ambientalmente costumam criar cidadãos conscientes também.
9) Trabalhar a teoria em sala de aula
Não só de prática vive o tema consciência ambiental e sustentabilidade na escola. A teoria também é importante — fundamental! As crianças precisam entender a relevância do assunto, o porquê é importante cuidar do planeta, qual é a situação atual, e quais são as consequências da falta de mudanças.
É responsabilidade dos educadores levar às salas de aula Informações, números e projeções dos pesquisadores e:
- Ensinar sobre reciclagem e sobre como fazê-la em casa;
- Falar a respeito dos principais poluentes;
- Alertar sobre a importância das árvores e sobre a possível falta de água potável no planeta, dentre milhares de outros aspectos.
10) Incentivar a produção de conteúdo
Uma forma de engajar os alunos nessa luta pela sustentabilidade é incentivá-los a produzir conteúdos sobre o tema, e compartilhar o que estão aprendendo.
Uma sugestão, nesse sentido, é a manutenção de um blog, uma página ou perfis nas redes sociais, por exemplo, para que depositem lá suas produções — que podem ser tanto em texto, quanto imagem, áudio ou vídeo.
Sobre sustentabilidade na escola também vale salientar que:
Além de ajudar o planeta, e conscientizar os jovens a respeito do assunto, uma escola que promove ações de sustentabilidade também promove a sua imagem positiva diante da sociedade, melhorando o seu relacionamento com ela. Trata-se de um diferencial da instituição que, ainda, pode até reduzir custos de forma significativa,com a diminuição dos desperdícios de alimentos e papel, bem como do consumo de energia e água, por exemplo.
Se você gostou desse conteúdo sobre consciência ambiental e sustentabilidade na escola, não deixe de acompanhar a seção “Artigos e Notícias” do Supera Neuroeducação. Nela, você encontra diversos assuntos referentes à educação, e mantém-se sempre atualizado sobre a área, suas novidades e descobertas!