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Ensino híbrido: o que é e como levar essa tendência para sua escola

5 de novembro de 2020 //

De acordo com o Google, o termo “híbrido” designa o cruzamento de elementos distintos. No caso da genética, de “dois progenitores de raças, linhagens, variedades, espécies ou gêneros diferentes”; no caso da linguística, de duas ou mais línguas, como é o caso, por exemplo, da palavra “bicicleta”, que vem do latim (bi), do grego (cicle) e do italiano (eta). 

Contudo, no setor da educação também se usa a palavra — hoje em dia, fala-se muito do chamado ensino híbrido, que se trata da junção de duas categorias nesse sentido: o ensino presencial e o ensino remoto, à distância. O formato tem ganhado cada vez mais força nos últimos tempos.

A seguir, falaremos mais sobre o assunto, acompanhe! 

Ensino híbrido nas escolas: vale a pena? 

Não é de hoje que se debate a necessidade de ultrapassar as linhas do ensino tradicional nas instituições educacionais para conseguir melhores resultados em termos da educação das crianças e adolescentes do século XXI. A inserção da inovação e da tecnologia no processo de aprendizagem, as metodologias ativas em sala de aula, o desenvolvimento da aprendizagem criativa e a gameficação no ensino estão aí para isso. Com o ensino híbrido, por sua vez, não é diferente. 

A modalidade, se bem trabalhada, oferece vantagens. Se planejado com eficiência, o ensino híbrido, por exemplo:

  • Dá maior autonomia para os alunos; 
  • Proporciona aos estudantes flexibilidade e liberdade para estudar, respeitando o seu tempo e espaço;
  • Viabiliza maior flexibilidade também aos educadores;
  • Dinamiza o processo de ensino-aprendizagem;
  • Desperta o maior interesse dos discentes; 
  • Entrega à escola a oportunidade de personalização do ensino, por meio da possibilidade de utilização de diferentes recursos didáticos; 
  • Exige que os alunos desenvolvam organização e responsabilidade; 
  • Diminui o peso da rotina;
  • Pode ser uma forma de ensino mais acessível que o ensino exclusivamente presencial;
  • Torna-se um grande diferencial para a instituição de ensino;
  • Deixa todos mais preparados para enfrentar eventuais situações que fujam à normalidade e exijam um afastamento, ainda que temporário, do ensino tradicional. 

Como inserir o ensino híbrido na sua escola 

Vale reforçar que, para inserir ensino híbrido na escola, é preciso planejamento. É crucial, por exemplo, que a instituição que se propõe à prática:  

► Estabeleça metas e objetivos que justifiquem a adoção da modalidade de ensino;

► Garanta uma eficiente elaboração do plano pedagógico e de gestão do tempo nesse sentido — é o caso de estruturar os conteúdos mais adequados para serem ministrados nas categorias remota e presencial, bem como o tempo pertinente para cada uma delas;  

Tenha estrutura física e tecnológica para sustentar o ensino híbrido sem prejuízos na qualidade do ensino — certifique-se, por exemplo, a respeito de todos os alunos contarem com uma boa internet internet para acessar as aulas à distância, dentre outros recursos necessários para colocar em prática a modalidade. Comprometa-se, da mesma forma, com os professores e demais envolvidos no processo;

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Capacite os docentes, e toda a comunidade escolar, para trabalhar de forma eficaz com o ensino híbrido;

► Capacite os estudantes para que sejam capazes de lidar, com facilidade, com a nova modalidade educacional. Uma boa forma de fazer isso é trabalhar as habilidades cognitivas das crianças e adolescentes, como o foco, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, a memória, a criatividade, dentre outras.

Colha feedbacks tanto dos alunos quanto do pais e responsáveis, professores e demais integrantes da comunidade escolar, para verificar se a nova prática de ensino está funcionando como planejado.

É preciso, ainda, estar ciente de que nem todo mundo se adapta, com facilidade, ao ensino remoto ou à mistura dele com o ensino presencial — e que, às vezes, forçar a adoção de uma nova modalidade apenas para se encaixar no mercado pode provocar um efeito contrário ao esperado.

Então, como educador, mantenha-se atento a isso, e prepare bem a sua escola se ela for, de fato, aderir ao ensino híbrido!   

Conte com o SUPERA para facilitar o processo de adesão dos alunos ao ensino híbrido !

O SUPERA Neuroeducação para Escolas é uma solução pedagógica focada na ginástica cerebral. Ela foi planejada para, justamente, estimular as habilidades cognitivas e as características socioemocionais dos estudantes —  e, desta forma, explorar e desenvolver ao máximo o potencial de cada um, facilitando todo o processo de ensino-aprendizagem.

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