(12) 3932-5959 / (12) 99641-3241

Ginástica e cérebro

18 de novembro de 2014 //

Uma das descobertas mais interessantes da ciência nos últimos anos provou que nosso cérebro se beneficia quando fazemos ginástica.

A atividade física está diretamente ligada à neurogênese, que é o processo de formação de novos neurônios.

Por causa disso, programas físicos têm sido recomendados para a prevenção e tratamento de várias doenças, especialmente aquelas relacionadas ao estresse, e também a demências e dependência de drogas.

Com a ginástica, aceleramos os batimentos cardíacos e levamos mais sangue para o cérebro, aumentando a atividade dos neurônios e consequentemente melhorando nossa capacidade cognitiva.

Como é difícil desenvolver o hábito de praticar atividades físicas, especialmente quando já passamos a maior parte da nossa vida no sedentarismo, a dica é que você alie esta atividade física a coisas prazerosas para você.

Comece devagar: saia para dançar com amigos ou caminhar na praia com mais frequência. Depois, com o seu corpo mais preparado, procure aumentar o grau de desafio. Lembre-se de que uma boa caminhada no parque, mesmo que seja bem devagar, para observar pássaros e árvores, já é bem melhor do que ficar no sofá entretido na televisão.

Desenvolvimento cognitivo

A ciência também já mostrou que a atividade física potencializa os efeitos da estimulação cognitiva.

Fazer cálculos no ábaco, usar jogos de tabuleiro e participar de dinâmica de grupo estimulam as conexões entre neurônios e, portanto, ajudam no desenvolvimento cognitivo de crianças, adultos e idosos.

A ginástica para o cérebro, como é popularmente conhecida a estimulação cognitiva, melhora a capacidade de atenção, memória, concentração e raciocínio. Por isso tem sido muito procurada por educadores do mundo todo. As pesquisas só avançam na área de neuroeducação.

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

  1. 100 free chat and dating for adults free https://sexanddatingonline.com/

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato