Ginástica e cérebro

18 de novembro de 2014 //

Uma das descobertas mais interessantes da ciência nos últimos anos provou que nosso cérebro se beneficia quando fazemos ginástica.

A atividade física está diretamente ligada à neurogênese, que é o processo de formação de novos neurônios.

Por causa disso, programas físicos têm sido recomendados para a prevenção e tratamento de várias doenças, especialmente aquelas relacionadas ao estresse, e também a demências e dependência de drogas.

Com a ginástica, aceleramos os batimentos cardíacos e levamos mais sangue para o cérebro, aumentando a atividade dos neurônios e consequentemente melhorando nossa capacidade cognitiva.

Como é difícil desenvolver o hábito de praticar atividades físicas, especialmente quando já passamos a maior parte da nossa vida no sedentarismo, a dica é que você alie esta atividade física a coisas prazerosas para você.

Comece devagar: saia para dançar com amigos ou caminhar na praia com mais frequência. Depois, com o seu corpo mais preparado, procure aumentar o grau de desafio. Lembre-se de que uma boa caminhada no parque, mesmo que seja bem devagar, para observar pássaros e árvores, já é bem melhor do que ficar no sofá entretido na televisão.

Desenvolvimento cognitivo

A ciência também já mostrou que a atividade física potencializa os efeitos da estimulação cognitiva.

Fazer cálculos no ábaco, usar jogos de tabuleiro e participar de dinâmica de grupo estimulam as conexões entre neurônios e, portanto, ajudam no desenvolvimento cognitivo de crianças, adultos e idosos.

A ginástica para o cérebro, como é popularmente conhecida a estimulação cognitiva, melhora a capacidade de atenção, memória, concentração e raciocínio. Por isso tem sido muito procurada por educadores do mundo todo. As pesquisas só avançam na área de neuroeducação.

1. 100 free chat and dating for adults free https://sexanddatingonline.com/