Ábaco o que é isso?

7 de agosto de 2018 //

Você já ouviu falar em um instrumento chamado ábaco? Muito antes de inventarem os computadores ou até as calculadoras, as pessoas faziam cálculos com essa ferramenta manual que, além de facilitar a tarefa de realizar operações numéricas, ainda desenvolve habilidades essenciais que potencializam a performance do cérebro, nos quesitos atenção, memória operacional e agilidade de raciocínio.

Essa ferramenta é utilizada há, pelo menos 2.500 anos na China, com o nome Suàn Pán. Porém, o ábaco mais difundido é o japonês – com o nome de Soroban -, que hoje está presente nas aulas de Ginástica para o Cérebro do SUPERA Neuroeducação.

A partir de alguns meses de treino com o ábaco, as pessoas sentem os benefícios da agilidade mental.

“Ele estimula o Inibidor do Sistema Atencional, localizado em uma área do cérebro chamada Giro Pré-Frontal, responsável por inibir os distratores (barulhos ou estímulos visuais) ao redor, possibilita ao cérebro se focar totalmente na sua atividade”, explica Solange Jacob, Diretora Pedagógica SUPERA.

Mesmo sendo um instrumento concebido para fazer contas, o ábaco potencializa o aprendizado, a criatividade e a capacidade de resolver desafios.

“Além disso, as conquistas ativam o sistema de recompensa no cérebro, melhorando a autoestima e autoconfiança de quem o pratica, alterando sua forma de perceber e enfrentar os desafios do cotidiano”, complementa Solange Jacob.

Para comprovar a eficácia da prática, foi realizada uma pesquisa no Sudão, com crianças de 7 a 11 anos. O grupo experimental recebeu um treinamento intensivo com o ábaco, durante 34 semanas – duas horas por semana -, e o grupo de controle não recebeu nenhum treinamento.

Após o treinamento, o grupo de controle e o grupo experimental foram testados novamente, e o experimental ganhou 7,1 pontos de QI!

Impactante, não é? Porém, não são apenas as crianças que obtém melhores resultados com a prática do ábaco. Ele é benéfico para pessoas de todas as idades.

QUER SABER COMO ESTA FERRAMENTA PODE AJUDAR VOCÊ TAMBÉM DE FORMA PRÁTICA?

NOS ESTUDOS

Estudantes que treinam com o ábaco possuem mais agilidade mental, criatividade e foco.

NO TRABALHO

Além de melhorar as habilidades de cálculo, também promove a capacidade de memória de trabalho. Essa habilidade tem papel crítico na performance cognitiva.

NO DIA A DIA

O treino com o ábaco contribui para os mais diversos momentos do cotidiano, como na checagem do troco ao fazer uma compra e na concentração para ler um livro. Além disso, a ferramenta estimula a disciplina.

Baixe nosso ebook Neurociência aplicada na sala de aula do séc. XXI