Base Nacional Comum Curricular (BNCC): como entendê-la de forma simples

12 de setembro de 2019 //

O objetivo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não poderia ser mais claro: garantir que os alunos da Educação Básica de todo o país tenham o mesmo nível de aprendizado, com foco em uma formação integral para todos.

Entender a Base, porém, não é das tarefas mais fáceis…

Até os profissionais mais experientes podem encontrar dificuldades em entendê-la, mesmo olhando o documento oficial, pois de fato são dezenas de detalhes que a compõem a fim de que seja o mais completa possível.

Mas será que, ao menos num primeiro momento, é preciso conhecê-la tão a fundo? Sim: ela realmente deve ser do conhecimento de todos os profissionais da educação, mas acreditamos que existem formas mais simples de entender sua essência o que, por sinal, irá ajudar na hora de tocar nesse assunto com os alunos.

Pensando nisso criamos um material especial, o infográfico A BNCC em Números, através do qual você poderá literalmente conhecer os principais números que envolvem a Base Nacional Comum Curricular.

Por exemplo: sabemos que com a implantação da Base passamos a lidar com os direitos de aprendizagem da criança, mas quantos e quais são eles? E quantas, ao todo, são as competências que devem ser trabalhadas em todas as etapas do ensino?

Descubra esses e outros números através do nosso material gratuito.

BAIXAR INFOGRÁFICO