Como ajudar seu filho a ter disciplina

21 de agosto de 2014 //

A falta de disciplina atrapalha o aprendizado, o desempenho profissional e até impede as pessoas de alcançar seus objetivos na vida. Por isso, é importante aprender a ser disciplinado.

Desde criança, somos capazes de entender rotinas estabelecidas pela sociedade, e isto é bom tanto para a convivência em grupo quanto para a realização pessoal. Cada atividade tem data, lugar e hora para acontecer. A tarefa é para ser feita em casa. Já as viagens, aos finais de semana.

“A criança precisa de rotinas pré-estabelecidas para desenvolver disciplina. Elas precisam saber claramente o que devem fazer, quando, como e o que esperamos dela em cada situação”, afirma Patrícia Lessa, coordenadora pedagógica do SUPERA Ginástica para o Cérebro.

Segundo ela, muitas crianças que procuram o curso de ginástica cerebral apresentam dificuldade de aprendizado e têm resultados ruins na escola. Em muitos casos, nota-se que isso é consequência da falta de disciplina.

”Para ajudar estas crianças a melhorar o comportamento, elaboramos um roteiro bem claro para cada aula. Isso ameniza a ansiedade e ajuda bastante. Os alunos prestam mais atenção na aula e realizam as atividades com sucesso”, conta Patrícia, que também é mãe de duas meninas.

“Com uma programação bem ilustrada, o educador apresenta às crianças a agenda do dia. Desta forma, elas se preparam para o momento da atividade favorita”, acrescenta.

Jogos ajudam a desenvolver disciplina
O SUPERA tem também uma espécie de infográfico para explicar à criança o que é esperado dela em cada atividade a ser desenvolvida. Uma das atividades em sala que mais estimula a disciplina na faixa etária de 6 a 10 anos são os jogos pedagógicos, que ensinam o aluno a obedecer regras, respeitar os direitos e os limites dos outros e a organizar o espaço usado para as jogadas.

“A disciplina é algo que vem de casa, mas se a criança ainda não tem isso nós damos a ela o estímulo necessário”, explica Patrícia, reforçando que a disciplina contribuir para a concentração, o raciocínio, a criatividade, a memória, a autoestima e a saúde da mente.

Como os pais podem contribuir?
Muitos pais ficam no trabalho o dia todo e se ressentem de deixar os filhos em casa sem atividades para fazer. Sobra a televisão. Então, a maior dica da pedagoga é criar uma agenda diária com as tarefas que os filhos devem fazer depois da escola.
Escreva em um papel a atividade e o horário que a tarefa deve ser cumprida. Varie as atividades a cada dia. “É preciso ser um pouco metódico com a criança. Deixe uma lista clara e objetiva com hora do banho, televisão, tarefa e brincadeiras. Crie uma rotina de estudos, ensine-o a organizar o espaço do quarto. Organização é muito importante”, explica.

Outra boa dica é: lembre-se também de reservar um tempo para atividades livres. Os pequenos vão adotar!

1. Silas Ribeiro disse:

Bom de mais o seu artigo,melhor que eu li até agora!Parabéns! 😀