Como desenvolver as novas habilidades do século XXI?

28 de junho de 2019 //

Saiba como as competências socioemocionais representam o novo futuro da educação e como desenvolvê-las em sala de aula.

O que vinha à nossa cabeça quando pensávamos em educação de qualidade e excelência? Tradicionalmente, já pensamos em escolas com uma boa infraestrutura e professores bem instruídos e capacitados, com diplomas renomados. Hoje, aliado a esses fatores, a educação se modernizou e trouxe à tona a importância do desenvolvimento de aspectos mais subjetivos de seus alunos, características que embasam as chamadas habilidades do século XXI.

De acordo com estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudantes expostos a uma metodologia que abrange o desenvolvimento de competências socioemocionais apresentam melhor desempenho escolar e acadêmico, com mais destaque no mercado. Essas habilidades são tão importantes atualmente que se tornarão obrigatórias até em 2020 na Base Nacional Comum Curricular, premissa da Educação Básica.

Mas como se caracteriza essas competências? Elas são nada mais do que aquelas habilidades cognitivas e socioemocionais, que todos possuem e que podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Criatividade, empatia, capacidade de trabalho em equipe, inteligência emocional, autocontrole, autoestima são alguns exemplos de habilidades que fazem parte do universo das novas competências exigidas para uma educação de qualidade. Elas estão divididas em três âmbitos: intrapessoal, interpessoal e cognitivo.

As habilidades intrapessoais compreendem a capacidade de olhar para si mesmo, desenvolvendo autocontrole emocional, autoconhecimento e compreensão do próprio comportamento. As habilidades interpessoais compreendem a capacidade de lidar com o outro, lidar com as diferenças com empatia e também, a capacidade de expressar suas opiniões com uma comunicação limpa. Já as habilidades cognitivas abrangem as áreas do aprendizado, do raciocínio lógico, da memória, da elaboração de novas estratégias e do pensamento crítico.

Quando são bem trabalhadas e estimuladas, essas três áreas são capazes de proporcionar uma maior performance em qualquer âmbito da vida; seja escolar, profissional, pessoal ou emocional. As competências do século XXI garantem controle emocional, construção de laços e relacionamentos, conhecimentos e conquistas pessoais.

Como trabalhar as habilidades do século XXI em sala de aula?

Em sala de aula, a tendência é esquecer a decoreba e o ensino; a nova agora é aprender a aprender. Quanto mais cedo trabalhamos e desenvolvemos as habilidades cognitivas e socioemocionais, mais rápido formamos crianças capazes de pensar de maneira inovadora e de se expressar de maneira crítica. Aqui temos algumas dicas:

• Estimule a leitura

O incentivo à leitura desde a primeira infância é essencial para estimular o aprendizado e sua capacidade cognitiva, uma vez que os pequenos retêm informações e desenvolvem o pensamento crítico. Além disso, estimulam a imaginação e a criatividade.

• Incentive a prática de jogos coletivos

Jogos coletivos ou de tabuleiro são ótimas ferramentas para estimular habilidades como autocontrole, criação de novas estratégias, trabalho em equipe e autoestima – isso de tudo de maneira divertida!

• Promova discussões

Em sala de aula, promova discussões saudáveis ou atividades dinâmicas em grupo, para que os pequenos possam ter ideias sobre um mesmo assunto, estimulando o pensamento crítico e a empatia sobre a opinião do outro.

• Empodere os alunos

Em sala de aula, faça questionamentos e dê aos alunos o poder de encontrar novas soluções para um determinado problema; os alunos irão encontrar novas possibilidades para encontrar desafios

• Exercite o cérebro

Exercícios de raciocínio lógico, com novidade, variedade e desafio crescente, proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como memória, atenção e foco em resolução de problemas.

Tatiana Olivetto – Comunicação SUPERA