Como desenvolver autoconhecimento na infância?

17 de outubro de 2022 //

A infância é uma das etapas mais importantes da vida. É nesta fase em que se aprende a lavar as mãos, calçar sapatos ao sair, escovar os dentes após as refeições e dizer as palavrinhas mágicas a cada vez que nos é feita uma gentileza.

Mas é também nesse período que se desenvolvem habilidades que nos acompanharão para toda a vida, e o autoconhecimento, tema da matéria de hoje, está entre elas.

Neste conteúdo vamos falar um pouco sobre o que é o autoconhecimento, sua importância e como desenvolvê-lo durante a infância.

• O que é autoconhecimento?
  • Qual a importância do autoconhecimento?
  • Como desenvolver autoconhecimento na infância?

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento é a capacidade que temos de conhecer a nós mesmos, compreendendo a origem de nossas emoções, nossos pensamentos, medos, frustrações e desejos.

É também a capacidade de refletir sobre nossas relações com os outros e compreender o impacto que nossas ações podem gerar às pessoas à nossa volta.

Qual a importância do autoconhecimento?

Ter autoconhecimento é a chave para todos os aspectos da nossa vida, tanto para relações pessoais, familiares, quanto para as profissionais.

A prática do autoconhecimento faz com que tenhamos mais controle sobre nossas emoções, uma vez que entendemos sua origem e suas causas, e passamos a ter consciência de nossas qualidades, defeitos e conhecimento daquilo que nos desafia e motiva

Na vida adulta essa é uma capacidade cada vez mais requerida, sobretudo na esfera profissional, em que ter conhecimento de suas limitações, inseguranças e pensamentos é quase um pré-requisito para conquistar uma vaga.

Quando trazemos isso para o universo infantil e estimulamos essa capacidade, estamos criando bases sólidas para que as crianças aprendam desde cedo a lidar com situações que fogem ao seu controle.

Além disso, ter autoconhecimento auxilia na construção de relacionamentos saudáveis.

É importante desenvolver autoconhecimento sobretudo porque são menores as chances de desenvolver doenças como depressão e ansiedade.

Só na última década, os casos de depressão entre crianças e adolescentes aumentaram 43%. Além disso, um estudo realizado com jovens entre 12 e 15 anos de mais de 40 países  indicou que são 3 vezes maiores as chances de tentativa de suicídio. A pesquisa ainda reúne relatos sobre evasão escolar, insônia e ansiedade.

Como desenvolver autoconhecimento na infância?

Entender o que é o autoconhecimento e saber quais os benefícios dele é importante para, desde cedo, desenvolver essa habilidade, que pode auxiliar, e muito, no crescimento das pessoas.

‘É brincando que se aprende’

O brincar é essencial na infância. Durante essa atividade, as crianças são capazes de se conhecer, de saber quais são suas brincadeiras preferidas, expor suas ideias e seu processo de construção do mundo real.

É também durante a brincadeira que as crianças estimulam a interação e sua capacidade de comunicação, assimilando comportamentos sociais, como quando fingem ser professores com uma rotina de trabalho ou simulam ter a própria casa.

Também aprendem como a sociedade se organiza, isso porque são muitas as situações em que precisam dividir um brinquedo ou esperar sua vez para ir ao escorrega. Incorporar essas regras preestabelecidas é o começo para que entendam como, de maneira geral, a sociedade funciona e possam com isso adequar-se a situações que impõem certa disciplina.

Por que interação?

Situações que envolvam interações e diálogos são também propensas para o desenvolvimento do autoconhecimento.

É importante que as crianças se conheçam em todos os aspectos, começando por um nível mais ‘superficial’,  como por exemplo saber qual a sua comida preferida, um brinquedo preferido, o que a mamãe ou papai gostam muito que faça e o que os deixam tristes.

Isso fará com que reflitam sobre suas qualidades, defeitos, pontos fortes e fracos sem que necessariamente esses conceitos, que podem soar abstratos, sejam citados.

Algo que também pode ser trabalhado é o reconhecimento das emoções, diferenciando a tristeza da raiva, e mapeando as situações em que elas aparecem, ajudando-os a controlar os impulsos advindos de emoções negativas.

Respeitando o próprio corpo

No decorrer deste artigo apresentamos alguns dados sobre bullying e seus efeitos na vida de jovens e adolescentes ao redor do mundo, vimos também que é uma necessidade mundial que essa prática seja combatida, e a forma mais eficaz de fazer isso é logo na infância.

Hoje em dia temos recursos que podem nos auxiliar e muito. O livro Eu sou assim e vou te mostrar, de autoria de Heinz Janisch é uma animação que ressalta nossas diferenças e semelhanças com o mundo animal, evidenciando que ninguém é igual a ninguém. Uma ideia legal também é trabalhar com filmes e animações que naturalizam

É a partir de experiências como essas que as crianças estarão aptas a respeitar o próprio corpo, desenvolver auto segurança e respeitar aos demais, compreendendo que é normal alguns serem altos, outros baixos, alguns magrinhos e outros nem tanto.