Cresce número de crianças que não sabem ler e escrever

16 de março de 2022 //

O cenário de volta às aulas evidenciou o grande abismo na educação propagado pela COVID-19, que forçou escolas de todo o país a se adaptar rapidamente ao modelo de aula remoto.

Vale lembrar que muitos professores tinham pouca ou nenhuma familiaridade com as plataformas, os alunos, por sua vez, nem sempre dispunham de recursos para assistir às aulas.

São esses problemas de ordem social e econômica que corroboram para o resultado do levantamento realizado pelo IBGE acerca da educação nos anos de 2019 e 2020 no Brasil. Segundo a pesquisa, 40,8% das crianças não sabiam ler em 2021.

Em 2019 o número de crianças que não sabiam ler e escrever era de 1,429 milhões. Em 2021 esse número foi para 2,367, um aumento que representa 65,6%.

Embora fossem resultados parcialmente esperados, este impacto terá reflexos negativos num futuro não tão distante, comprometendo o desempenho e aprendizado dos alunos, elevando as taxas de evasão escolar e tornando frequente o desinteresse dos alunos pelos estudos.

Neuroeducação com o Método SUPERA

Sobre a metodologia

O SUPERA Neuroeducação é uma metodologia trabalhada nas escolas que estimula o desenvolvimento e potencializa as competências cognitivas, socioemocionais e éticas dos alunos.

A metodologia é ainda mais relevante quando consideramos a grande perda sofrida pelo setor da educação nos últimos anos.

Baseada em conhecimentos neurocientíficos sobre o cérebro e como ele aprende, a neuroeducação proporciona ao aluno maior consciência sobre a forma como ele incorpora e assimila informações e, com isso, garante um processo de aprendizado cada vez mais independente e eficaz.

Por meio de jogos individuais e coletivos, os alunos trabalham competências cognitivas, sociais e emocionais que os tornam mais bem preparados para adquirir conhecimento e atingir o grau de potencial pleno do cérebro.

Por meio de ferramentas como o ábaco, os alunos estimulam seu raciocínio lógico, coordenação motora e concentração, habilidades essenciais no contexto do aprendizado escolar.

Um dos questionamentos de pais e professores durante a pandemia, e mesmo após esse período, é a falta de atenção e foco das crianças durante as aulas e durante a execução de tarefas escolares.

Nesse sentido, a metodologia oferecida pelo SUPERA atua no estímulo e potencialização das capacidades de atenção e foco, um dos maiores problemas enfrentados por gestores educacionais, pais e professores.

Além de suprir as defasagens de anos anteriores, o Projeto Neuroeducação desenvolve não só habilidades fundamentais para um bom desempenho escolar, como também potencializa habilidades socioemocionais e éticas que contribuem para a formação integral do aluno enquanto cidadão.

Confira algumas das habilidades adquiridas por meio da Neuroeducação:

• Criatividade;
  • Concentração, foco e atenção;
  • Raciocínio Lógico;
  • Resiliência;
  • Memória;
  • Capacidade de trabalho em equipe.

Ficou interessado? Agende agora mesmo a nossa visita em sua escola e conheça como o Neuroeducação funciona na prática! Para agendar, CLIQUE AQUI.