Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget: conheça suas etapas

6 de junho de 2019 //

Uma criança, conforme vai crescendo, desenvolve diversas capacidades, dentre elas, a de processar informações e compreendê-las — basicamente, isso é o que se chama de desenvolvimento cognitivo infantil. Em outras palavras, o termo refere-se às capacidades mentais relacionadas à aquisição de conhecimento

Dentre as habilidades cognitivas estão, por exemplo, a imaginação, a atenção, o raciocínio, a memória, a linguagem, o pensamento simbólico, a percepção e a associação.

O desenvolvimento cognitivo infantil segundo Jean Piaget (1896 – 1980) — psicólogo e biólogo suíço, e um dos mais importantes nomes do século XX relacionados à educação, em especial, ao campo da aprendizagem — passa por quatro etapas: sensório-motor; pré-operatória;  etapa de operações concretas; e etapa das operações formais. Tais estágios vão desde o nascimento da criança até o início da adolescência dela, tempo em que é atingida a capacidade plena de raciocínio.

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas etapas. Confira.

As quatro etapas do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget

Dentro do campo da aprendizagem, Jean Piaget tornou-se referência no estudo sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças. Segundo ele:

A etapa Sensório-Motor (primeiro período)

É a fase desde o nascimento da criança até cerca de dois anos de idade. Ela precede o desenvolvimento da fala do pequeno — é nesse período que ele começa a desenvolver a capacidade de controlar os seu reflexos e, gradativamente, as suas ações motoras.

Nessa fase, também desenvolve a percepção do mundo físico. Ou seja, através das suas capacidades motoras, passa a experimentar e conhecer os objetos que estão a sua volta.

De acordo com Piaget, essa primeira etapa do desenvolvimento cognitivo é, para as crianças, o princípio da aprendizagem a respeito do mundo que as rodeia.

A etapa pré-operatória (segundo período)

Vai dos dois anos até cerca dos sete. Nessa etapa, a criança já conta com a capacidade de desenvolver pensamento simbólico e de comunicar-se verbalmente.

Um termo bastante utilizado como característica desse segundo estágio de desenvolvimento cognitivo infantil é o egocentrismo. Para uma criança que está no início desse período, é só a sua perspectiva que conta — essa perspectiva é a realidade que existe para todos os outros indivíduos. Ou seja, o pequeno entende o mundo somente considerando as suas próprias experiências.

No início da etapa pré-operatória, a criança diz, por exemplo, o que está em sua mente, sem considerar muito o que outros integrantes da conversa estão falando.

Só a partir de cerca de quatro anos de idade que o egocentrismo começa a ficar para trás. Que é quando o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, proporciona aos pequenos que eles entendam que os outros podem ter opiniões, desejos e sentimentos diferentes dos deles. E, conforme a parte cognitiva se desenvolve, a criança leva cada vez mais em consideração o que os outros falam.

A etapa de operações concretas (terceiro período)

Vai dos sete anos até por volta dos 12.  Esta é a fase do desenvolvimento de conceitos, da aplicação dos princípios e da lógica, da capacidade da criança realizar ações em seus pensamentos — relacionadas à ideias e memórias, por exemplo.

Vale salientar, contudo, que, como o próprio nome diz, na etapa de operações concretas, essas ações mentais só se aplicam a objetos concretos, que são conhecidos pelo pequeno.  As operações mentais podem estar relacionadas a algum brinquedo, roupa ou comida, por exemplo, mas não a algo que não esteja dentro do seu conhecimento perceptivo.

A etapa das operações formais (quarto período)

A última etapa na linha do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, manifesta-se a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, quando a criança começa a se tornar um adolescente.

Esse estágio é caracterizado pela capacidade de administrar o pensamento abstrato, de gerar hipóteses e de investigar as possíveis conseqüências dessas hipóteses levantadas. Trata-se da aquisição do pensamento científico — o agora adolescente  pode não só raciocinar sobre coisas reais, como também desenvolver suas próprias teorias sobre o mundo.

E então, gostou de conhecer as quatro etapas do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget? Quer um parceiro capaz de auxiliar os seus alunos nesse ramo educacional? Nossa sugestão: programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para escolas.

O supera é uma ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva, que contribui para o desenvolvimento e estímulo do cérebro, bem como para a ampliação da capacidade de pensar e agir dos estudantes.

Acesse superaparaescolas.com.br e saiba mais!