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DIA DA CRIATIVIDADE – COMO DESENVOLVER ESSA HABILIDADE?

14 de novembro de 2019 //

O Dia da Criatividade é comemorado no dia 17 de novembro. Quando pensamos nessa habilidade, o que vem à sua mente? Por definição, criatividade significa” inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar”. Na prática, é a capacidade que temos de recombinar informações adquiridas, a fim de criar novas formas para solucionar questões.

A notícia boa é que todo mundo pode ser criativo! Para a neurociência, a criatividade resulta da combinação das atividades já registradas em partes do cérebro e não da atividade de algum “centro de criatividade” cerebral. A partir dos nossos 5 sentidos, nosso cérebro é capaz de recombinar todas as informações adquiridas no hipotálamo e a partir disso, criar processos de aprendizagens essenciais para o desenvolvimento da criatividade.

Assim, a capacidade de ser criativo está associada à habilidade de enxergar o que aparentemente não está acessível aos olhos. Para isso, o cérebro necessita de atividades inovadoras, que estimulem seu bom funcionamento. Isso requer atividades que trabalhem com 3 grandes princípios: novidade, variedade e desafio crescente.

“Há evidências crescentes que sugerem que o que fazemos, a variedade e a complexidade crescente do que fazemos em cada etapa da vida tem um impacto sobre o funcionamento do cérebro mais tarde. A forma como você trata seu cérebro hoje pode afetar seus anos de saúde mental e capacidade de realizar para o agora”, declara Solange Jacob, Diretora do SUPERA.

Dentro do projeto SUPERA Neuroeducação – programa de desenvolvimento cognitivo implantado em escolas pelo Brasil – as crianças ensinam a treinar a criatividade desde cedo. A estimulação cognitiva faz com que as funções executivas sejam intensificadas e garanta diversos benefícios às habilidades cognitivas e emocionais, como atenção, memória, autocontrole, disciplina e criatividade.

Por meio de atividades lúdicas – como jogos educativos, dinâmicas, apostilas de exercícios lógicos e a prática do ábaco – o aluno desenvolve habilidades essenciais para um bom desempenho cognitivo e o estímulo da criatividade.

Proporcionar desafios ao cérebro é o lema deste programa que já mudou a vida de centenas de alunos. Quer saber como ser mais criativo? Confira dicas para “pensar fora da caixa”:

Mantenha a mente aberta: para alguns especialistas, a criatividade está ligada ao apetite por conhecimento. Por isso, pessoas criativas geralmente se dedicam a assuntos sobre os quais elas ainda não sabem. Portanto, quanto mais diversificado for o seu grupo de amigos, melhor. Conviver com pessoas de áreas de atuação diferentes da sua e que pensam diferente de você pode ajudá-lo a ter ideias inovadoras.

Enxergue o problema: para resolver o problema da melhor forma possível, é preciso primeiro enxergá-lo. Se a solução para algum problema não aparece, é um sinal de que você está tentando responder à pergunta errada. Questione. Pensar em coisas novas exige fazer novas perguntas.

Valorize suas ideias: às vezes as expectativas bloqueiam o processo criativo e a frustração acaba minando a criatividade. Por sorte, ninguém pode acabar com esta capacidade sem o seu consentimento. Então, confie na sua intuição e valorize cada ideia nova. Anote em uma folha de papel, rabisque, escreva e coloque em prática.

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Combine ideias antigas: os melhores insights vêm da combinação de ideias que inicialmente não parecem ter relação nenhuma. Por exemplo, escolha duas palavras aleatoriamente de um texto e invente uma combinação. É um bom exercício de criatividade.

Exercite seu cérebro: o aumento de ondas cerebrais acontece justamente no insight. Se a criatividade é a combinação de várias ideias, é preciso obviamente ter várias ideias na cabeça. Então, alimente o seu cérebro com novidades. Leia sobre diversos assuntos, vá a lugares onde você nunca foi, faça amigos e pratique ginástica cerebral (atividades que ativam seus neurônios). Manter as conexões em atividade é a principal receita para deixar a criatividade “fluir” no cérebro

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