É possível testar a inteligência do seu filho?

8 de outubro de 2014 //

As capacidades atuais de seu filho não permitem prever suas capacidades futuras. De acordo com um novo estudo conduzido pelo professor Richard Cowan, testar uma criança com base em seu desempenho atual em matemática, inglês ou outra disciplina não permite antecipar as facilidades ou dificuldades que ela encontrará na adolescência ou na idade adulta.

O desenvolvimento das capacidades intelectuais das crianças é complexo, e estas capacidades evoluem rapidamente. Existem, por exemplo, diferenças maiores entre crianças de 5 e 10 anos do que entre crianças de 10 e 15 anos.

Assim, segundo o professor, testar as capacidades de seu filho é o mesmo que fazer a revisão de seu carro, ou seja, avaliar o desempenho atual dele. É diferente de realizar exames médicos para saber seu grupo sanguíneo, que segue constante.

Além disso, realizar estes testes cedo demais pode ter efeitos contrários aos desejados, pois como demonstram pesquisas anteriores os julgamentos precoces feitos por adultos – professores ou pais – influenciam fortemente as escolhas e comportamentos dos mais novos.

“As crianças se desenvolvem e evoluem em ritmos diferentes, e segundo uma variedade de fatores. É importante não rotular uma criança em função de testes de inteligência, independentemente de suas capacidades. Pressupor que as diferenças individuais são estáveis com fins de seleção é perigoso e não constitui um indicador confiável”, afirmou o professor Cowan.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores estudaram as estatísticas procedentes de um banco de dados reagrupando os resultados com testes de matemática, de inglês e as capacidades cognitivas gerais das crianças.

Fonte: tradução do site Happy Neuron (vinda pela newsletter do site deles)