Educação inovadora

20 de outubro de 2014 //

O uso de novas tecnologias em sala de aula está aumentando e revolucionando a maneira de ensinar e aprender. Depois das lousas digitais e dos tablets, até bicicletas ergométricas e jogos digitais ganharam espaço em escolas americanas e europeias.

O projeto “Read and Ride”, iniciado há quatro anos nos Estados Unidos, propõe que as bicicletas – as mesmas usadas em academias de ginástica – substituam as carteiras. De acordo com o idealizador do projeto, Scott Ertl, em entrevista ao site fastcoexist.com, unir a leitura com o exercício físico pode mudar a forma como as crianças encaram as aulas.

“A leitura fica mais divertida quando você está sentado em uma bicicleta, principalmente para crianças que têm dificuldades quando estão aprendendo a ler”, explica.

Em escolas de ensino primário constatou-se que ao final do ano letivo, os estudantes que participaram assiduamente do programa alcançaram a capacidade de 83% de leitura, enquanto aqueles que tiveram uma participação menor apresentaram 41% de proficiência.

Isso mostra que a inovação e a ciência estão sendo úteis para a educação e vem melhorando os métodos de ensino. Está comprovado que a prática de exercícios aeróbicos é importante para o bom funcionamento do cérebro.

A técnica das bicicletas permite que alunos do ensino fundamental aprendam de forma inovadora e desenvolvam suas habilidades cognitivas, como atenção, raciocínio e memória. Com a tecnologia ao alcance das mãos, manter a atenção dos estudantes tornou-se um grande desafio para os professores.

E os desafios não são apenas dos americanos, nem europeus. No Brasil, também é preciso inovar. Uma saída para driblar este problema é criar uma abordagem pedagógica mais atraente e integrada a outras áreas do conhecimento.

O uso de jogos de tabuleiro e jogos online, com exercícios desenvolvidos por neurocientistas, representa uma alternativa para melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

Hoje, o papel da escola vai além de transmitir os conhecimentos básicos e despertar o interesse pelo saber. A educação moderna precisa promover, acima de tudo, o desenvolvimento cognitivo, a capacidade de raciocinar, de dominar conhecimentos e colocá-los em prática. Esta é a proposta do método SUPERA, que possui uma metodologia dedicada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais.

O SUPERA tem um programa para escolas particulares e públicas que não interfere na grade curricular de conteúdos e que pode facilitar o aprendizado, melhorar o ensino e revolucionar a educação.

Fonte: Fascoexist