Educadores recebem treinamento de ábaco

30 de julho de 2014 //

A rede de franquias educacionais SUPERA realizou entre os dias 17 e 30 de julho mais um Treinamento de Novos Franqueados, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Neste período, 30 novos educadores aprenderam como usar a principal ferramenta do método de ginástica cerebral: o ábaco.

O Soroban, como também é chamado, é um instrumento oriental milenar de cálculo usado no SUPERA para desenvolver a capacidade de foco, concentração e raciocínio nos alunos.

São mais de 50 horas de treinamento com o ábaco, ministradas pela equipe do Departamento Pedagógico Nacional. Os novos educadores são treinados com a apostila Educador 1 que engloba os níveis Básico e Intermediário, somando 4 módulos, Básico 1 e 2  e Intermediário 1 e 2.

“Esta imersão é fundamental para que o educador conheça e entenda bem o funcionamento do ábaco. Após estes 15 dias intensos de aula, onde eles podem esclarecer todas as dúvidas, fica fácil dar continuidade aos treinamentos mais avançados à distância”, afirma Patrícia Lessa, Coordenadora do Departamento Pedagógico Nacional do SUPERA.

Com este mergulho na metodologia, os educadores saem preparados para começar a dar aulas nas unidades SUPERA. Em geral, os educadores são formados em pedagogia, mas este não é um requisito obrigatório. Para ser educador da rede SUPERA é necessário ao menos estar cursando nível superior na área educacional.

As apostilas do ábaco são elaboradas com grau de dificuldade crescente, passando pelas quatro operações, adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros, em seguida com números decimais e por fim soma e subtração com números negativos.

Os educadores também aprendem a usar as apostilas exclusivas Abrindo Horizontes, que contêm desafios de lógica, e a realizar as dinâmicas em grupo, que também fazem parte da metodologia SUPERA. Este treinamento faz parte de todo suporte que a rede franqueadora oferece durante o ano inteiro às suas escolas em todo Brasil.

Além do treinamento presencial, que é pré-requisito para a inauguração de todas as escolas SUPERA, os educadores recebem capacitação virtual.

O Treinamento de Novos Franqueados SUPERA inclui ainda treinamentos para as áreas Comercial, Estratégico/Administrativo, Comunicação e Marketing da unidade.