Ensino a distância: 5 dicas para sua escola seguir na quarentena e, também, depois dela

14 de maio de 2020 //

Em tempos em que o mundo vive o enfrentamento de uma pandemia, adaptação é umas das palavras-chave para minimizar os impactos negativos derivados da situação. Para o setor da educação, o ensino a distância tem sido uma das alternativas nesse sentido, visto que o distanciamento social é a principal medida indicada pelas autoridades de saúde para conter a disseminação do novo coronavírus.

Mas, afinal, como fazer isso funcionar?

A seguir, separamos algumas dicas que podem ser eficientes para a sua escola na hora ensinar a distância, acompanhe!

Cinco dicas para que o ensino a distância dê bons resultados

Lecionar a distância pode ser um verdadeiro desafio para qualquer educador, todavia, algumas medidas podem ajudar — não só em tempos de quarentena, mas sempre que for necessário aplicar essa modalidade.

Dentre essas medidas estão:

1) Contar com ferramentas digitais

O Ensino a Distância (EAD) não é exatamente uma novidade, mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas instituições educacionais que não estavam habituadas à modalidade precisaram aderir a ela. A boa notícia é que existem diversas ferramentas focadas em auxiliar o trabalho dos educadores e melhorar a experiência de aprendizagem longe da escola — proporcionando às práticas pedagógicas mais interatividade, dinamismo, organização e inovação

O Trello e o Google Sala de Aula, por exemplo, são duas plataformas que trabalham nesse sentido.  Ambas permitem gerenciar atividades, tarefas, avaliações e conteúdos (inclusive, estabelecer prazos de entrega) dentro do ensino EAD.  O Google Sala de Aula ainda funciona como uma espécie de sala de aula virtual, possibilitando a criação de classes e a inserção dos alunos nelas através do e-mail de cada um.

Outros exemplos, aqui, são:

KineMaster

É voltado a quem deseja gravar videoaulas — a plataforma de edição de vídeo é fácil de usar e possui recursos interativos para os alunos. Os vídeos podem ser compartilhados em canais como  YouTube, Facebook, Dropbox, dentre outros.

Escola Digital

É uma plataforma de busca que oferece aos educadores mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem.

Bulbapp

Opção para quem quer facilidade para compartilhar arquivos de diversos formatos com os estudantes (nessa plataforma, os arquivos ficam organizados em páginas e coleções).

2) Tentar seguir uma rotina

Os horários podem, claro, ser mais flexíveis quando o ensino é a distância — entretanto, manter as aulas em horários parecidos aos da modalidade presencial ajuda os estudantes a entenderem que determinado período do dia precisa, de fato, ser dedicado à aprendizagem..

Um cronograma bem planejado também ajuda tanto estudantes quanto educadores a se organizarem melhor. Todavia, os professores podem ficar disponíveis para tirar eventuais dúvidas dos estudantes em horários alternativos.

3) Antecipar a parte teórica

Apesar das aulas a distância serem possíveis, nem todos os conteúdos poderão ser passados por meio das ferramentas digitais. Em muito casos, o uso de laboratórios, é necessário.

O que dá para fazer, no entanto, é trabalhar por partes.Ou seja: antecipar especialmente as partes teóricas das matérias, e deixar as práticas para quando o ensino presencial puder volta à ativa.

4) Estar atento às exceções

Para que o ensino a distância seja possível, é preciso certificar-se de que todos os alunos possuem os equipamentos tecnológicos necessários (como computador e smartphone) e acesso a internet. Não é raro que alguns deles tenham problemas nesse sentido — e essa é uma situação que exige que a escola busque alternativas e preste todo o auxílio necessário conforme cada contexto.

Uma sugestão para esses casos é disponibilizar lições impressas e flexibilizar a data de devolução para correção, para que que todos os alunos tenham a mesma chance de ter boas notas.

5) Fazer reuniões periódicas

Reuniões periódicas são fundamentais para que toda a equipe da escola esteja alinhada às metas e objetivos da instituição de ensino. É essencial verificar, em conjunto, o que está dando certo, bem como pontuar as falhas e debater sobre como é possível melhorar.

Lembrando que essas reuniões também precisam ser feitas à distância.

A formação completa do aluno também deve ser considerada

Outra dica importante no que diz respeito ao ensino a distância é não deixar de lado a formação completa dos alunos da sua escola.

Mesmo com eles estudando de casa, é possível trabalhar atividades que vão além do currículo básico e desenvolvem, neles, habilidades que serão úteis tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na vida como um todo, como concentração e raciocínio lógico.

O programa SUPERA Neureducação para Escolas foi criado justamente para potencializar o ensino nesse sentido, e pode te ajudar também nos momentos em que é preciso ensinar a distância. Para isso, disponibilizamos em nosso blog dezenas de artigos criados especialmente para que os educadores consigam levar para o dia a dia dos estudantes um aprendizado completo, que vai muito além do ensino tradicional.

Clique aqui para conhecer todos eles.

E, para conhecer mais sobre a nossa solução pedagógica, entre em contato para uma conversa sem compromisso com a nossa equipe