Exercite o cérebro e divirta-se!

30 de janeiro de 2019 //

Os jogos fazem parte da nossa infância e trazem impactos significativos em habilidades cognitivas e socioemocionais.

Quem nunca passou tardes com disputas de xadrez e damas com um amigo? Ou então, se divertiu com jogos de tabuleiro? Principalmente durante a infância, temos acesso a uma infinidade de jogos e atividades lúdicas, que desempenham um papel importante na formação das habilidades cognitivas e socioemocionais; além de auxiliarem no processo de aprendizagem.

Jogos educativos e pedagógicos são a peça chave para a primeira socialização de crianças. Segundo Geomacel Carvalho, coordenador pedagógico do SUPERA, “para jogar, atender as regras e traçar estratégias é preciso aprender a ouvir, a se expressar, admitir suas próprias contradições, fixar sua atenção e se esforçar para o cumprimento de uma tarefa. À medida que o jogo impulsiona a socialização, também nos leva a procurar respostas e a realizar, espontaneamente, diversas aprendizagens”.

Os jogos levam ao aprimoramento de representações mentais importantes para as habilidades exigidas na escola, como a compreensão, a atenção e o raciocínio, por exemplo. Além disso, a brincadeira estimula a alfabetização e faz com que as crianças testem suas hipóteses e explorem sua espontaneidade criativa.

Piaget, um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia do século XX, defende que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Elas não são apenas uma forma de entretenimento para gastar energia dos pequenos, mas meios que contribuem para o desenvolvimento intelectual.

“O aprendizado baseado nos jogos cria a possibilidade de relacionar-se melhor com a sociedade na qual convive, já que o brinquedo aprimora as habilidades cognitivas, como a concentração, atenção, raciocínio lógico e a memória”, diz Geomacel.

Dentro das salas de aulas do SUPERA, a atividade mais divertida com os alunos são os jogos! Seguindo os princípios da ginástica cerebral, a prática dos jogos proporciona novidade, variedade e grau de desafio crescente. Os jogos disponíveis nas unidades SUPERA trazem opções inovadoras para os alunos, que conseguem variar a prática – afinal, são mais de 30 opções – e são desafiados diariamente com novas estratégias.

O processo de aprendizagem também se torna mais dinâmico e interessante para os alunos. Cada vez mais, instituições de ensino investem em jogos – tabuleiro ou online- como forma de tornar a aprendizagem mais desafiadora e agradável para crianças e adolescentes.

As habilidades que são treinadas com a prática de jogo são diversas; o brincar estimula a imaginação, desenvolve a atenção e concentração e proporciona a sensação de que a criança é capaz de realizar feitos sozinha, desenvolvendo a independência. Para jogos em grupo, é essencial a elaboração de estratégias e o exercício da sociabilidade, onde a criança aprende a ganhar e perder e valoriza a importância de cumprir regras, desenvolvendo habilidades éticas.

Eduardo Guerra, pesquisador de engenharia de software e designer de jogos de tabuleiro, tem verdadeira fascinação pela prática lúdica e descobriu já adulto todas as potencialidades que podem ser desenvolvidas: “Cada jogo trabalha uma habilidade diferente. Podemos ter desde habilidades sociais, como capacidade de colaboração e de ler os adversários, até mesmo habilidades de planejamento a médio e longo prazo. Daí temos jogos que passam por questões como criatividade, abstração, memória, raciocínio e, até mesmo, destreza. O que me fascina tanto nos jogos é que cada um desafia de uma forma diferente”.

Mas como estimular a prática de jogos diante dessa sociedade cada vez mais conectada? Dentro de casa, os pais devem estar sempre atentos para fornecer atividades inovadoras, que permitam o convívio familiar, o que pode render momentos divertidos e ainda por cima, educativos: “ Hoje em dia, passar tempo junto com os filhos muitas vezes é cada um ficar mexendo em um celular no seu canto, ou assistindo TV em um canto do sofá. Com jogos de mesa isso pode ser bem diferente! O jogo pode ser uma atividade estimulante e divertida para todos os envolvidos, sendo uma alternativa em que pais e filhos vão passar tempo de qualidade juntos”, diz Eduardo.