Funções cognitivas X Funções executivas – Entenda a relação

14 de julho de 2022 //

Você sabia? – O cérebro está a todo momento desempenhando funções executivas e cognitivas.

A partir do momento em que você acorda, prepara seu café da manhã, planeja como será o dia até o momento em que você se deita na cama para dormir… todas essas ações envolvem funções executivas compostas por funções cognitivas, é aí que começa a relação entre elas.

Funções cognitivas

São os processos mentais que nos permitem realizar qualquer tarefa. Possibilitando que o indivíduo desempenhe um papel ativo nos processos de recebimento, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e recuperação de informações.

Podem ser divididas em 4 grandes grupos:

• Memória;
  • Atenção
  • Linguagem;
  • Percepção;
  • E, funções executivas.

As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar e regular nossos pensamentos, emoções e ações.

• Autocontrole: habilidade de resistir a uma “tentação” e fazer o que acredita que seja certo naquele momento.
  • Memória de trabalho: habilidade de conservar informações que serão utilizadas para conectar ideias, calcular mentalmente e estabelecer prioridades.
  • Flexibilidade Cognitiva: habilidade de pensar de forma criativa e se adaptar à diversas situações.

Como assim?

Bom, vamos a um exemplo prático…

Um estudante que está prestes a fazer uma prova muito importante, para que ele tenha sucesso, será necessário:

1. Muito estudo

Funções cognitivas relacionadas a ação: memória, linguagem, atenção
2. Planejamento

Função executiva relacionada a ação: memória de trabalho para definir suas prioridades.

3. Manter suas emoções controladas
Função executiva relacionada a ação: flexibilidade cognitiva

4. Evitar distrações

Função executiva relacionada a ação: autocontrole

Percebeu que está tudo conectado? As funções cognitivas e executivas atuam em conjunto para fazer com que seu cérebro responda da melhor maneira possível, e por isso é tão importante manter essas funções em dia!