Mantenha a concentração: Dicas para as atividades do dia a dia

8 de abril de 2019 //

Manter a concentração e melhorar o rendimento nas atividades exercidas no dia a dia são os objetivos de muitas pessoas. Talvez você queira se concentrar melhor em seu trabalho ou queira auxiliar seus filhos a prestarem mais atenção nas aulas e nos estudos. Talvez as duas coisas.

A boa notícia é que para cada faixa etária existem métodos diferentes de estímulo do cérebro, para a realização de atividades cotidianas. Além disso, é importante que você saiba que, fazendo isso, sua saúde física e mental será melhorada consideravelmente.

A única notícia ruim neste aspecto é que, se após ler este artigo você ou seus filhos ficarem parados, estarão perdendo uma grande chance de expandir a capacidade intelectual e exercitar o cérebro.

Doenças também podem ser evitadas por meio da ginástica cerebral. Quanto mais cedo a atividade for praticada, melhores serão os resultados, tanto para o momento atual, quanto para o futuro.

Agora que você sabe que só existem benefícios ao exercitar o cérebro, confira as dicas que separamos para você melhorar seu raciocínio, sua concentração e garantir a saúde de sua mente!

Vilões da concentração

Parece óbvio e chega a ser engraçado, mas os grandes vilões da concentração são elementos que causam distração. A obviedade acaba quando listamos os itens que nos desviam do foco principal das atividades do dia a dia.

Utilizar o celular ou o computador durante os estudos pode ser um grande elemento de distração, principalmente no momento de fazer pesquisas. Quem nunca se perdeu em várias páginas e vários links e esqueceu o que ia pesquisar inicialmente?

Portanto, quando seus filhos forem estudar, oriente-os a preferir pesquisas em livros ou evitar ao máximo a leitura de outros conteúdos que não estejam relacionados ao objeto de estudo em questão.

Outro elemento que atrapalha a concentração e poucas pessoas notam é a fome. Trabalhar ou estudar de estômago vazio é a receita para a distração. O corpo vai ficar sem energia e tudo ficará mais difícil de ser assimilado.

O sono também é um grande vilão. Portanto, não adianta dormir pouco para estudar ou trabalhar. Priorize a qualidade e a quantidade de sono que você tem durante as noites, pois isso é essencial para sua saúde mental.

Dicas para manter a concentração

Entre as dicas para manter a concentração, além de eliminar os vilões que causam distração, estão pequenos hábitos que podem fazer toda a diferença no dia a dia de trabalho e estudo.

Trabalhar e estudar em um local organizado é essencial para a concentração. Quanto menos objetos que podem ser observados, melhor.

Criar uma rotina para realizar as tarefas que precisam ser feitas também auxiliam na concentração, pois o seu cérebro estará ciente de que serão apenas algumas horas de esforço, então sua mente ficará focada no que precisa ser feito.

Outra dica importante é não forçar além do limite. Se você estiver sentindo cansaço e perceber que as coisas não estão mais fazendo sentido, o melhor a se fazer é descansar e retomar as atividades após uma boa noite de sono.

Além disso, manter uma rotina de exercícios para o cérebro é fundamental para manter a mente sempre ativa. O SUPERA Neuroeducação traz uma lista de métodos eficazes de ginástica cerebral que garantem que o seu raciocínio sempre esteja a todo vapor!