Neurociência ao alcance de nossas mãos

13 de novembro de 2018 //

O tema da neurociência está cada vez mais em alta e é uma área de estudo relativamente nova. As pesquisas são recentes e trazem cada vez mais descobertas relativas ao cérebro e o sistema nervoso. O interesse do público é geral; nosso cérebro até hoje tem segredos que muitos cientistas não conseguem desvendar.

Os princípios da neurociência que norteiam as aulas do SUPERA Neuroeducação também são atuais e estão em alta. Um exemplo é o conceito de neuroplasticidade do cérebro, que continua sendo pauta para cientistas em todo o mundo. De acordo com Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do SUPERA, a plasticidade neuronal é a capacidade que o sistema nervoso tem de se adaptar, de se reorganizar e se modificar de acordo com a demanda, isto é, de acordo com as interações com o meio ambiente interno e externo.

A ginástica cerebral realizada dentro das salas de aula do SUPERA é uma das formas de colocar em prática a plasticidade do cérebro. A partir de estímulos e exercícios que estimulam o cérebro, as conexões neurais se fortalecem e trazem benefícios significativos nas principais habilidades cognitivas, como a memória, a atenção e o raciocínio lógico.

Mas, para aqueles que se interessam por neurociência, não é um bicho de sete cabeças! Alguns livros atuais trazem o tema de maneira leve, descontraída e de fácil compreensão, que podem trazer esclarecimentos e boas reflexões sobre o assunto. A leitura também é uma das maneiras de tornar o cérebro ativo!

Confira:

– A Fórmula da Felicidade, de Stefan Klein

O autor mostra que as principais descobertas atuais da neurociência também têm um impacto significativo nas nossas emoções, num bom convívio social e no bem estar. A leitura é fácil, inteligente e bem-humorada e mostra como o bom funcionamento do cérebro é fundamental na busca da felicidade, tendo grande impacto nas habilidades socioemocionais.

– O Cérebro de Buda, de Rick Hanson

O livro traz alguns conceitos relacionados à prática mindfulness –estado mental de atenção plena e mente consciente, muitas vezes ligado ao exercício da meditação. Através de esclarecimentos sobre o funcionamento do cérebro e o condicionamento da mente, o autor mostra a neurociência de maneira prática, a fim de buscar a felicidade e sabedoria.

– O cérebro que se transforma, de Norman Doidge

Neste livro, o autor expõe de maneira prática o conceito de neuroplasticidade e a capacidade do cérebro de se modificar a partir de estímulos externos. A partir de exemplos reais, o livro conta histórias de personagens que conseguiram conquistar progressos surpreendentes a partir da modificação cerebral.

– Neurociência para Leigos, de Frank Amthor

Este guia é feito para os curiosos em estudar o cérebro, o comportamento humano e os princípios cognitivos. O livro traz resultados de pesquisa, fatos sobre a estrutura e as funções cerebrais e novas descobertas da área.

– Neurociência e Educação, de Ramon Cosenza e Leonor Guerra

O cérebro é responsável pela nossa aprendizagem. A forma como processamos as informações e armazenamos o conhecimento é fruto de estímulos cerebrais. Nesse livro, descobrimos como a neurociência pode contribuir de maneira positiva com o desenvolvimento de técnicas de aprendizagem, trazendo benefícios na área da educação.