Neurociência e inclusão social

2 de junho de 2015 //

A presidente da FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares), Amabile Pácios, falou sobre a neurociência para educação em entrevista cedida ao Portal SUPERA Neuroeducação, durante a Feira Bett Brasil Educar 2015, realizada em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de maio.

Após participar da mesa de debates “Promovendo a Inclusão: Quais Tecnologias Podem Potencializar ou Facilitar o Aprendizado dos Alunos com Necessidades Especiais”, ela falou sobre os desafios da escola para adotar os conhecimentos da neurociência em sala de aula.

Ela defende a teoria de que todos os alunos aprendem de formas diferentes, e a neurociência ajuda a fazer com que estas diferenças sejam percebidas e consideradas no processo de aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

“Apenas respaldando a nossa prática naquilo que a neurociência nos traz, conseguimos de fato ajudar os alunos a se desenvolver e superar suas dificuldades”, declara Amábile, que coordena mais de 38 mil escolas particulares associadas à FENEP.

Ela completa dizendo que a neurociência potencializa a proposta pedagógica de uma instituição de ensino, faz com que o projeto pedagógico tenha êxito e isso é tudo que o gestor de uma instituição de ensino deseja.

Esta é justamente a proposta do SUPERA Neuroeducação, um projeto complementar de ensino que trabalha o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos por meio de ábaco, jogos de tabuleiro, jogos digitais e apostilas desafiadoras.

O foco do método é o cérebro do aluno. O projeto utiliza os estudos da neurociência para estimular todas as áreas do cérebro que estão envolvidas no processo de aprendizagem e melhorar o desempenho do aluno em todas as disciplinas.

A empresa participou da Feira Bett Brasil Educar com um estande interativo e exclusivo, que atraiu, além de educadores, outros visitantes ilustres que também foram entrevistados pela Coordenadora de Comunicação e Mídias do SUPERA, Letícia Maciel.

Júlio Furtado, Celso Antunes e Gabriel Perissé são alguns dos nomes que deram sua palavra sobre neurociência, neuroeducação e tendências para este segmento. Você pode conferir todas as entrevistas neste link.

Se você quiser assistir ao vídeo com Amábile Pacios, clique aqui.