Neuroeducação para escola integral

2 de junho de 2015 //

“Creio que uma das maiores revoluções na educação foi a certeza da plasticidade cerebral.  Isso mostrou que a inteligência e a memória não são estruturas fixas, pois assim como os músculos do corpo, o cérebro também pode ser estimulado e ganhar força. A escola em tempo integral poderia ensinar e estimular diversas habilidades do aluno”, afirmou o renomado escritor Celso Antunes, em entrevista exclusiva para o Portal SUPERA Neuroeducação, duante a Bett Brasil Educar 2015.

Com o slogan “a escola dos nossos sonhos”, a feira discutiu grandes temas da educação, entre os dias 20 e 23 de maio, no Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Organizações e empresas apresentaram novos recursos para inovar e renovar o sistema de ensino, como por exemplo ferramentas e estratégias pedagógicas para desenvolvimento cognitivo e socioemocional, e para a integração de tecnologia no currículo nacional.

No penúltimo dia do evento, o professor Antunes ministrou uma palestra com o tema “O Direito à Promoção e a Oportunidades de Aprendizagens Significativas e Emancipadoras nas Escolas com o Tempo Integral”, e abordou quais mudanças devem acontecer no meio educacional.

Para ele, existem dois aspectos relevantes que devem ser levados em conta para aplicar o modelo de escola integral. Um deles seria apoiar-se nos modelos já aplicados em países onde a educação é uma referência, como acontece na Finlândia e na Dinamarca.

“Não se concebe uma educação de ensino fundamental e, apenas um turno nesses países. A escola em tempo integral, em que o aluno passa o dia inteiro na instituição já é uma rotina”, afirma o professor.

Para o público, a discussão foi apenas uma forma de dizer como esse modelo seria aplicado nas escolas no Brasil. “O segundo aspecto seria habituar a população brasileira com este novo modelo, sendo que já está previsto no Plano Nacional de Educação que, daqui há alguns anos, o Brasil deverá ter um número maior de crianças em tempo integral”, completa Celso Antunes.

Este avanço dentro do atual modelo educacional no Brasil tem muito a ganhar com a inclusão da neurociência nas salas de aula. A plasticidade cerebral citada por Celso é uma das principais descobertas da neurociência nos últimos anos e faz parte da fundamentação teórica e metodológica do SUPERA Neuroeducação.

Isso significa que o cérebro tem a surpreendente capacidade de reorganizar e formar novas conexões entre os neurônios.

O SUPERA Neuroeducação é um método de desenvolvimento cognitivo com base na neurociência, cujo objetivo principal é de fortalecer a inteligência e aprimorar as habilidades essenciais para o aprendizado.

O foco do método é o cérebro do aluno. O SUPERA Neuroeducação utiliza os estudos da neurociência para estimular todas as áreas do cérebro que estão envolvidas no processo de aprendizagem.

Confira aqui a entrevista completa com o professor e escritor Celso Antunes.