O amor pedagógico

2 de junho de 2015 //

O vínculo entre professor e aluno foi tema de destaque do show room conduzido pelo educador e psicopedagogo Julio Furtado, na Bett Brasil Educar 2015, maior feira de educação e tecnologia da América Latina.

Em breve declaração ao Portal SUPERA Neuroeducação, ele descreveu o que chama de amor pedagógico.

“O que eu chamo de amor pedagógico é aquele sentimento que o professor precisa ter para com o seu aluno para incluí-lo e criar um vínculo afetivo”, diz.

De acordo com Furtado, o elo existente entre o professor e o estudante pode intensificar o processo de aprendizagem, sendo necessárias algumas competências por parte do educador.

“Para que o aluno aprenda de maneira significativa, são necessários três componentes. São eles: acreditar no aluno, aceitar o aluno e torcer pelo aluno. O professor precisa amar o estudante, justamente por meio dessa relação afetiva. Isso faz com que o aluno cresça como um todo, não só cognitivamente, mas também no aspecto social”, conclui Júlio.

Essa relação explica o fato que de como a emoção é mediadora do processo de aprendizagem, áreas que estão no foco dos estudos sobre neuroeducação nos últimos anos.

Para o professor, conceitos básicos de neuroeducação são essenciais para o seu trabalho, já que seu objetivo é proporcionar aprendizagem a seus estudantes e, de preferência, da melhor forma possível.

Na Educar, Julio Furtado participou de diversas palestras e conduziu um show room com o Celso Antunes, mestre em Ciências Humanas, sobre “O Direito à Promoção e a Oportunidades de Aprendizagens Significativas e Emancipadoras nas Escolas em Tempo Integral”.

A Bett Brasil Educar reuniu dezenas de representantes do cenário educacional do Brasil e do exterior para falar sobre os desafios e as oportunidades para a construção de uma nova escola. O evento aconteceu de 20 a 23 de maio e o SUPERA Neuroeducação marcou presença com um estande atrativo, que recebeu visita de grandes nomes da educação.

Esta e outras entrevistas você confere no YouTube do SUPERA. Acesse aqui.

1. design and technology gcse coursework https://writingacoursework.com/

2. dating sites contact united states https://freewebdating.net/