A importância da infraestrutura escolar no aprendizado dos seus alunos
Você, como educador, deve saber que, além de gestores e professores competentes e dedicados, a infraestrutura escolar também é um aspecto fundamental para a evolução do aprendizado dos estudantes.
Entenda por infraestrutura escolar tudo que contribui para:
- O funcionamento e a organização da instituição de ensino;
- O trabalho de professores, gestores e da equipe escolar como um todo;
- O processo de ensino-aprendizagem;
- O conforto e bem-estar dos alunos e de toda a comunidade escolar.
Nesse sentido inclui-se, por exemplo, desde questões básicas, como:
- O fornecimento de água e energia elétrica;
- Os processos de higienização e manutenção dos espaços internos e externos da escola;
- A oferta de todos os ambientes necessários dentro de uma instituição de ensino — como salas de aula, sala dos professores, secretaria, laboratórios, etc.
Entretanto, uma boa infraestrutura escolar também inclui:
- Bom planejamento das salas de aulas, que precisam ser confortáveis e funcionais, com mobiliários adequados para cada idade;
- Boa disposição de todos os ambientes escolares;
- Itens de acessibilidade aos espaços escolares (como rampas e, se possível, até elevadores, dentre outros) e conteúdos da escola, capazes de prover a todos o acesso ao ensino de forma igual, bem como o máximo possível de autonomia aos alunos — é essencial não “esquecer” quem possui necessidades especiais (e isso vale também no que diz respeito à equipe escolar);
- Espaços escolares extras como teatro, auditório, salas de músicas, dentre outros;
- Equipamentos e materiais didático-pedagógicos que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes — como livros, equipamentos para os laboratórios, brinquedos e jogos educativos e instrumentos musicais, por exemplo.
- Inclusão de equipamentos e materiais ergométricos ao ambiente escolar, sempre que possível.
Benefícios de uma boa infraestrutura escolar
Uma boa infraestrutura escolar traz diversas vantagens ao processo de ensino-aprendizagem, tanto para os estudantes quanto para a escola e a toda a comunidade escolar.
Em termos de processo de ensino-aprendizagem, a infraestrutura escolar adequada:
- Garante conforto, segurança e bem-estar para alunos, professores e toda a comunidade escolar;
- Facilita e potencializa o processo de aprendizagem;
- Aumenta o interesse das crianças e adolescentes em aprender;
- Melhora o desempenho dos estudantes em sala de aula;
- Contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos discentes;
- Por meio de espaços escolares inteligentes, contribui para a socialização dos alunos.
No que se refere à escola, a boa infraestrutura escolar:
- Passa mais confiança aos pais e responsáveis;
- Atrai mais matrículas;
- Contribui para a retenção dos alunos;
- Destaca-se diante das concorrentes e da sociedade;
- Ganha visibilidade no mercado.
Dito tudo isso, fica fácil concluir que é preciso investir em na infraestrutura da sua instituição e dar a devida importância a essa parte, não é mesmo? Porque, sim: infraestrutura é essencial dentro de um ambiente de educação.
Leia também: Como preparar sua escola para 2021: 6 dicas que o SUPERA tem para te dar.
Lembre-se, no entanto, que infraestrutura escolar não é usar os recursos da instituição de forma aleatória. Deve-se contar com uma estratégia pedagógica para que os bons resultados e os benefícios nesse sentido sejam, de fato, alcançados.
Não esqueça, ainda, que a educação de qualidade vai além das questões físicas da escola. Ela, inclui, dentre diversos outros pontos, tanto o desenvolvimento de um eficiente projeto pedagógico quanto a composição de uma equipe capacitada de professores, gestores e demais funcionários.
Além disso, para uma educação de qualidade, também são fundamentais bons parceiros pedagógicos, capazes de auxiliar todo o processo de ensino dos estudantes — como é o caso do programa SUPERA Neuroeducação para Escolas, por exemplo.
Sobre o SUPERA
O programa SUPERA Neuroeducação para Escolas é uma solução pedagógica de estimulação cognitiva, apoiada em uma metodologia baseada em jogos pedagógico, exercícios cognitivos e no conhecido ábaco japonês (soroban). A ferramenta foi planejada para atender e desenvolver as crianças e adolescentes nas esferas emocional, intelectual, motora e social.
Para conhecer mais detalhadamente o programa, acesse a página Quem Somos do nosso site oficial — ou, se preferir, entre em contato direto com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas e saber exatamente como podemos ajudar os estudantes da sua instituição de ensino!
E se você gostou desse conteúdo sobre infraestrutura escolar, não deixe de acompanhar a seção Artigos e Notícias do SUPERA. Nela, você encontra uma variedade de assuntos sobre educação, ensino e aprendizagem, que com certeza irão te auxiliar no seu dia a dia como educador!