Como aproximar os pais da escola: três dicas para seguir

8 de agosto de 2019 //

Educar uma criança é um processo construído, em especial, por duas mãos — a dos pais e a da escola. Para funcionar, o trabalho precisa ser conjunto.

E, para isso, é fundamental também que, em primeiro lugar, os responsáveis escolham para seus filhos uma instituição de ensino que esteja em acordo com as crenças e convicções da família a respeito do processo educacional. A escola, por sua vez, deve dar as oportunidades e tornar prática a participação dos pais na vida escolar dos pequenos — com isso, ela contribui para um melhor rendimento escolar dos estudantes (visto que, muitas vezes,o baixo rendimento da criança no colégio pode ser uma consequência da falta ou do pouco envolvimento dos seus responsáveis nessa rotina); e, ainda, para a retenção deles.

Mas, claro que os pais também precisam estar abertos e dispostos a engajarem-se neste projeto!

Vale salientar, contudo, que, apesar da importância de aproximar os pais da escola, este ainda é um dos grandes desafios das instituições de ensino. Por isso, cabe aos gestores e educadores pensarem em formas de trazer a família dos alunos para mais perto da vida escolar.

Justamente pensando nisso que,  hoje, trouxemos algumas dicas sobre como aproximar os pais da escola? Vamos conferi-las?

Três dicas de como aproximar os pais da escola

Dentre as alternativas para quem busca saber como aproximar os pais da rotina escolar dos filhos, estão:

A boa e frequente comunicação

Manter uma comunicação eficiente e frequente com os pais dos estudantes está entre as principais estratégias para trazer esses responsáveis para mais perto da rotina escolar das crianças ou adolescentes.

Reuniões periódicas e presenciais são uma boa opção para falar sobre as novidades e atualizações da instituição, bem como sobre o desempenho dos alunos. No entanto, é preciso mais!

Hoje em dia, dentre os principais obstáculos que dificultam o acompanhamento da vida escolar dos filhos pelos pais, está a falta de tempo e a correria do dia a dia. Mas, para minimizar os efeitos negativos disso, felizmente existe a tecnologia — com ela, surgem, por exemplo, as agendas digitais, os pareceres e os boletins online e, ainda, os canais de comunicação via internet, como aplicativos e redes sociais.

Todas essas ferramentas podem ser acessadas facilmente, pelo computador, Smartphone ou Tablet, e facilitam o acompanhamento da rotina do aluno pelo seu responsável.

Os eventos escolares

Outra oportunidade de a escola promover a aproximação dos pais com a escola — e, por consequência, proporcionar uma participação mais ativa deles na vida escolar dos alunos — são os eventos escolares.

Comemorações ou datas especiais são ótimas oportunidades para criar eventos e estreitar relações com a família dos estudantes. Estes eventos, por sua vez, são uma oportunidade para integrar os pais na rotina escolar em geral, convidando-os, por exemplo, para compor equipes de organização, bem como para fazer parte dos conselhos escolares, da Associação de Pais e Mestres, dentre outros projetos.

Os deveres de casa que precisem da participação dos pais

Dever de casa costuma ser uma atividade regular passada pelos professores para que os alunos dediquem algum tempo, quando estiverem em seus lares, às tarefas escolares. Algumas vezes, no entanto, o dever pode ser em família!

Como forma de aproximar os pais da escola, os educadores podem planejar alguma lição que necessite da participação dos responsáveis — algum trabalho manual mais complexo, algo que envolva a profissão dos pais ou a história de vida da família, ou que requeira mais criatividade.

Vale ressaltar que, por vezes, interações como essas, mesmo que rápidas, fazem com que os pais tomem conhecimento a respeito de alguma dificuldade do filho ou, mesmo, passem a se interessar mais pela vida escolar da criança.

As metodologias de ensino também podem ajudar a aproximar os pais da escola

Vale lembrar, ainda, que mostrar aos pais as atualizações do mercado, em termos de ferramentas e metodologias de ensino, também ajuda a despertar interesse e aproximá-los, cada vez mais, da rotina escolar dos pequenos.

Um exemplo desse tipo de atualização é o chamado programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para escolas — uma alternativa que, por meio de jogos, exercícios cognitivos e do ábaco japonês (soroban), contribui para o desenvolvimento e estímulo do cérebro das crianças e adolescentes, bem como para ampliação da capacidade deles de pensar, agir, e trabalhar em conjunto.

Saiba mais a ferramenta pedagógica em superaparaescolas.com.br e agende uma visita em sua instituição.