Brinquedos pedagógicos: descubra sua importância no ambiente escolar
Se você trabalha com a educação infantil, já deve estar habituado a toda aquela energia dos pequenos, à correria e à empolgação pelos momentos de atividade ao ar livre, e demais jogos e brincadeiras em geral.
E tudo isso é muito saudável! Uma criança que não gosta de brincar, ou que parece sem energia, precisa de uma atenção especial tanto em relação à sua saúde física quanto mental — então, fique alerta!
Mas, você sabe exatamente quais são os benefícios da brincadeira e dos brinquedos pedagógicos e educativos na vida dos pequenos? Bom, esse é o assunto do nosso post de hoje!
Por que a sua escola deve dar atenção à brincadeira
Já pesquisou sobre os motivos pelos quais os educadores devem incluir as brincadeiras na lista de ferramentas que contribuem para a educação das crianças?
Desenvolvimento infantil! Esse é o propósito de toda a brincadeira, do ponto de vista educativo.
Brincar faz com que as crianças desenvolvam e exercitem habilidades em diversas instâncias: emocional, intelectual, motora e social. Por exemplo, quando uma criança brinca, ela:
- Trabalha a imaginação, a linguagem e a área cognitiva;
- Explora sentimentos, reações e experiências;
- Controla angústias e ansiedade;
- Descobre que é possível e permitido errar e tentar novamente;
- Aprende a expressar personalidade;
- Tem a oportunidade, ali, de interação, bem como de trabalhar o desenvolvimento de sociabilidade.
É importante que as brincadeiras ao ar livre — como jogar bola, entreter-se com o esconde-esconde, subir em árvores, pular amarelinha, dentre diversas outras — façam parte da vida e da rotina dos pequenos. É uma das formas de explorar ambientes e experiências, de socializar e de trabalhar a criatividade.
Contudo, o que também é fundamental para a formação educacional é o uso de brinquedos em sala de aula e, também, em casa! Eles funcionam como um convite à brincadeira. Tanto dentro da escola quanto com os pais, os brinquedos pedagógicos e educativos são essenciais para o desenvolvimento infantil. Engana-se, porém, quem pensa que não há diferenças entre eles!
Diferença entre brinquedos pedagógicos e brinquedos educativos
Não é difícil de confundir os conceitos ou misturá-los. Contudo, existe, sim, diferença quando se fala em brinquedos pedagógicos e brinquedos educativos. Vamos começar por esta segunda categoria!
Brinquedos educativos
Os brinquedos educativos tem relação com exploração e liberdade. Tratam-se daqueles que dão aos pequenos o espaço para explorar as possibilidades. Nesse cenário, não há necessidade de interferências externas, como a presença de um adulto, por exemplo, para direcionar ou ditar regras sobre a brincadeira.
Os brinquedos educativos auxiliam no desenvolvimento de habilidades como o raciocínio, a coordenação motora, a percepção e o reconhecimento de cores, de formatos e de sons. Alguns exemplos, aqui, são os brinquedos de encaixe, os chocalhos de madeira ou de plástico, e os instrumentos musicais.
Brinquedos pedagógicos
Os brinquedos pedagógicos, por sua vez, apresentam objetivos mais claros. Em geral, envolvem atividades elaboradas e com algumas regras, e que precisam de disciplina e organização, pois são focadas no aprendizado específico de algum conteúdo.
Nesses casos, há a necessidade da presença de um adulto (ao contrário do que acontece com os brinquedos educacionais), para fins de explicações, orientações e direcionamento sobre como brincar.
Entre os exemplos de brinquedos pedagógicos, estão o dominó, o jogo da memória e os jogos que incluem letras e números. Além da diversão, eles também proporcionam às crianças o exercício de habilidades como a atenção, a compreensão, o raciocínio, a concentração, a disciplina e a organização.
Buscando a inclusão da brincadeira na grade escolar
É aqui que entra o chamado programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO — uma ferramenta pedagógica que inclui em sua metodologiajogos pedagógicos. O objetivo do SUPERA é proporcionar aos estudantes o mais eficiente atendimento educacional, capaz de contribuir ao máximo para o desenvolvimentos deles nas esferas emocional, intelectual, motora e social.
O SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para escolas tanto pode ser encaixado no currículo já existente das instituições educacionais, quanto pode ser usado como atividade extracurricular.
Para mais informações sobre a ferramenta, acesse superaparaescolas.com.br. Ou entre em contato direto com o programa e tire suas dúvidas — você também pode agendar uma visita dos especialistas à sua instituição de ensino, para saber como a ferramenta pode ajudar no desenvolvimento dos seus alunos!