Jogos de tabuleiro na aprendizagem: como eles podem ajudar seus alunos

19 de novembro de 2020 //

Você sabia que os jogos de tabuleiro podem ser muito eficazes no processo de desenvolvimento dos seus alunos?

É isso mesmo que você acabou de ler: por serem extremamente eficazes no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades específicas, além da questão lúdica, eles são ótimos aliados no que diz respeito à aprendizagem.

Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais sobre esse assunto!

Jogos de tabuleiro na aprendizagem: a importância e os benefícios para as crianças e adolescentes

A principal contribuição dos jogos de tabuleiro na aprendizagem é, justamente, o caráter lúdico dessas ferramentas. Elas são capazes de engajar os estudantes e fazer com que eles desenvolvam — de uma forma divertida e descontraída — aspectos cognitivos, sociais e afetivos.

Jogos de tabuleiros são uma espécie de ginástica para cérebro — eles contribuem, por exemplo, para o desenvolvimento e o fortalecimento:

• Da imaginação;
  • Da concentração;
  • Do raciocínio lógico;
  • Da memória;
  • Da capacidade de criar estratégias;
  • Da inteligência emocional;
  • Da coordenação motora.

Esse tipo de jogo também ajuda em termos de:

► Interação social

Jogos de tabuleiro trabalham as capacidades de socialização e de relacionamento da crianças e adolescentes, fazendo com que eles tenham que interagir uns com os outros.

Em uma partida de xadrez, por exemplo, precisa existir algum tipo de comunicação entre as partes envolvidas na “disputa”!

► Cumprimento de regras

Esse é outro dos importantes benefícios dos jogos de tabuleiro na aprendizagem — é preciso conhecer as regras para jogar. Mais que isso, também é necessário compreendê-las e, especialmente, respeitá-las. Aliás, respeitar o jogo como um todo, bem como o jogador adversário!

Jogos de tabuleiro são capazes de tornar as crianças e adolescentes mais disciplinados e mais dispostos a instruir-se e cumprir regras, bem como a respeitar o direito do outro.

► Competição saudável

Em jogos de tabuleiro normalmente se ganha ou se perde — e é preciso saber lidar com as duas situações. Trabalhar esse aspecto desde cedo é fundamental para a vida, de uma forma geral.

Para se tornarem adultos equilibrados, crianças e adolescentes precisam aprender a competir de maneira saudável — sabendo agir como bons ganhadores e, também, como bons perdedores. É essencial que eles entendam que todos merecem respeito e solidariedade — independentemente de quem ganha ou quem perde — e que não se deve, em hipótese alguma,  inferiorizar o oponente.

Usando os jogos de tabuleiros em sala de aula

Vale salientar que, na hora de usar jogos de tabuleiro na aprendizagem, é preciso selecioná-los conforme os objetivos didáticos.

Nesse sentido, também é importante dar liberdade e opções para que os alunos escolham aqueles jogos que mais lhe agradam — lembre-se que forçar alguém a aprender ou participar de alguma atividade não é a melhor forma de trabalhar o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

Além disso, é preciso levar em conta aspectos como o espaço em sala de aula, a infraestrutura escolar e o números de participantes dos jogos, por exemplo.

Outro ponto fundamental nesse contexto é o educador prestar muita atenção no desempenho dos estudantes na hora desse tipo de atividade e, de preferência, avaliar e tomar nota de tudo. Assim, é possível ter uma visão mais clara a respeito da evolução dos discentes, bem como relatar essa evolução para os demais responsáveis pelo ambiente educacional e, especialmente, para os pais e responsáveis.

Dito isso, vamos a algumas boas alternativas de jogos de tabuleiro que podem contribuir para o desenvolvimentos dos seus alunos!

Seis exemplos de jogos de tabuleiro que contribuem para a aprendizagem

Os jogos de tabuleiro são aqueles que usam superfícies planas e marcadas previamente — seja com algum tipo de desenho, figura ou cor — conforme as regras do jogo em específico.

Nesse recorte, são alguns exemplos de jogos de tabuleiros capazes de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes:

1. Jogos de estratégia, como a dama, o xadrez e seus variantes;
  2. Jogos de alinhamento, como o popularmente conhecido “jogo da velha” (que envolve o raciocínio lógico);
  3. Jogos de adivinhações, como a batalha naval (outro que envolve o raciocínio lógico, bem como a memória);
  4. Jogos de andar as casinhas, como o clássico banco imobiliário;
  5. Jogos de coordenação motora, como o twister;
  6. Jogos como o bingo — as cartelas de bingo podem ser adaptadas para os objetivos didáticos (podem incluir as letras do alfabeto, ou números que representam o resultado de uma conta matemática, por exemplo).

Depois de conhecer os benefícios dos jogos de tabuleiro na aprendizagem, que tal implantar essa e outras categorias de jogos no processo de ensino da sua instituição, de forma simples, prática e eficiente? Nossa dica, nesse sentido, é o SUPERA Neuroeducação para Escolas!

Trata-se de uma ferramenta focada na ginástica cerebral, que combina jogos pedagógicos, exercícios cognitivos, dentre outras dinâmicas, com o objetivo de estimular as habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes, bem como o máximo desenvolvimento possível deles!

Saiba mais sobre o SUPERA.

Em caso de qualquer dúvida a respeito da nossa solução pedagógica, você também pode entrar em contato diretamente com a nossa equipe